Por Dentro do IFRN

IFRN tem acréscimo geral de 16% nas bolsas para iniciação científica e desenvolvimento tecnológico

Resultado da seleção de projetos foi divulgado na última sexta (1). Saiba o que vem sendo feito pela Pró-reitoria para desenvolver a área no Instituto

Publicada em 07/09/2016 Atualizada há 1 ano

O IFRN teve um acréscimo geral de 16% nas bolsas para iniciação científica e desenvolvimento tecnológico financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mesmo com um corte de 33% nas cotas para  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq).

Na última sexta-feira (1º), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto (Propi) divulgou os resultados das seleções de projetos tanto para o PIBITI quanto para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), também nos âmbitos do ensino médio e das ações afirmativas.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Márcio Azevedo, embora o corte no PIBITI, há motivos para comemorar, já que o saldo geral foi positivo. Além disso, o pró-reitor fez questão de ressaltar a qualidade das pesquisas desenvolvidas no IFRN. “Para as bolsas ofertadas pelo CNPq, precisamos acionar avaliadores externos. Um deles me enviou mensagem pessoal  parabenizando o nível dos trabalhos que estamos realizando”, lembrou o pró-reitor.

“Isso só comprova a importância dessa política de interiorização e de análise das demandas regionais”, trecho da mensagem enviada pelo avaliador externo ao professor Márcio. O IFRN conta hoje com 21 campi espalhados por todas as regiões do Rio Grande do Norte. Antes de instalá-los, foram realizadas pesquisas a fim de identificar os potenciais econômicos e promove-los através dos cursos e projetos implantados.

Só para as bolsas do CNPq, foram submetidos 112 projetos, de todos os campi da Instituição, avaliados por um número de 6 pesquisadores do próprio Instituto e 6 de outras. De acordo com a professora Ulisandra Lima, coordenadora de Pesquisa do Campus São Paulo do Potengi, "pesquisa científica é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento estruturado sobre um assunto preciso. Dessa forma, os editais vêm agregando valores para concretizar a pesquisa no IFRN e a desenvolver uma investigação com vista a solucionar inquietações".

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação divulgou no último dia 19 de agosto o resultado da seleção de 124 projetos de pesquisa com a participação de alunos bolsistas. Os estudantes começam a participar do mundo da pesquisa ainda no ensino médio, através dos cursos técnicos integrados, e podem se envolver com os projetos também no ensino superior. O edital toma como base o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa na modalidade do Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação. O objetivo é fornecer apoio financeiro para a execução de projetos e concessão de bolsas a discentes regulares da Instituição, bem como incentivar o desenvolvimento de projetos, tendo em vista o fortalecimento dos núcleos/grupos de pesquisa certificados pela Instituição. Nesse sentido, foi divulgado também um manual para apoio aos pesquisadores do IFRN, com orientações que visam a facilitar a participação também dos servidores nas ações de pesquisa.

Hoje um dos objetivos da Propi é acompanhar melhor os grupos de pesquisa existentes na Instituição. "A ideia é a gente levantar não só a produção científica acadêmica, mas fazer a integração entre esses núcleos, não só em relação aos campi entre si, mas também entre as áreas", explicou Rodrigo Siqueira, diretor de Inovação da Propi. Além disso, pensa-se na possibilidade de publicação de editais conjuntos com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a fim de reforçar a relação entre os 2 eixos de atuação do IFRN e ampliar os benefícios oferecidos à sociedade. Já neste ano, foi realizada a primeira experiência nessa perspectiva, com a publicação de edital conjunto com a Diretoria de Atividades Estudantis (Digae) para o fomento à participação de alunos e servidores em eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos.

A Propi existe desde 2004. Seu objetivo é sistematizar a produção científica interna, além de induzir a produção de grupos de pesquisas institucionais e fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão dentro do IFRN. Dentro do seu plano de ação para o período de 2016 a 2018, que conta com um número de 86 ações, está ainda o fortalecimento das incubadores tecnológicas, criação das empresas juniores com vistas ao empreendedorismo, reestruturação da Editora do IFRN e mais. Conheça mais sobre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação através de matéria do IFRN em Pauta.

Acesse os resultados das seleções de projetos pelo CNPq:

Edital 7/2016 - PIBIC/CNPq

Edital 8/2016 - PIBIC-EM/CNPq