FDE

Pró-reitores de ensino discutem EaD e carga horária docente

IFRN recebe até a quarta (28) o Fórum de Dirigente de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Publicada em 26/11/2012 Atualizada há 1 ano

A partir de hoje (26) até a quarta-feira (28), os pró-reitores e dirigentes de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se reúnem no IFRN para participar do FDE - Fórum de Dirigentes de Ensino. O evento, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), discute os assuntos de educação relacionados aos institutos e centros de educação tecnológica.

Entre os assuntos em destaque, estão Educação a Distância (EaD) e carga horária docente. Uma comissão construirá, durante esses dias, uma proposta de institucionalização do Câmpus EaD nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A proposta será encaminhada ao CONIF.

O IFRN está entre os poucos Institutos que já possuem um câmpus próprio de EaD. "A vantagem é a autonomia, a agilidade e o fato de ter um orçamento próprio para as atividades de Educação a Distância", comentou José de Ribamar Oliveira, pró-reitor de Ensino do IFRN.

A Comissão de Desenvolvimento Docente do FDE vai apresentar ao grupo a proposta sobre carga horária docente para as instituições da Rede. As informações sistematizadas também serão encaminhadas ao Conif.

Durante os três dias do FDE no IFRN, os pró-reitores e dirigentes vão falar ainda sobre temas como Planejamento e gestão do ensino e Políticas de inclusão e diversidade. Na terça (27), haverá a eleição para a Coordenação do FDE durante o biênio 2013-2014. O evento termina na manhã da quarta-feira (28), quando os participantes assistirão à abertura do I Seminário Internacional de Educação a Distância, que acontece de 27 a 29 de novembro, no Câmpus Natal-Central do IFRN.