POR DENTRO DO IFRN

Por dentro do IFRN: conheça a Diretoria de Gestão de Pessoas

A DIGPE é responsável pelo acompanhamento da carreira e apoio ao servidor.

Publicada em 01/02/2018 Atualizada há 1 ano

Equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE).

A campanha “Por dentro do IFRN” permite fazer um passeio pelos diversos setores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Hoje conheceremos a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE). Ligado diretamente à Reitoria, esse é o setor responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar projetos e atividades relacionados à seleção, admissão e carreira dos servidores do Instituto. Sua política de recursos humanos inclui um programa de qualidade de vida do servidor e um programa de preparação para o pós-carreira.

A DIGPE é uma diretoria sistêmica e faz parte dos órgãos executivos de administração geral do IFRN e, por isso, é dirigida por um diretor nomeado pelo reitor. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento norteador das ações do Instituto, compete ao diretor: atuar no planejamento estratégico e operacional do Instituto, administrar e avaliar o plano de capacitação e desenvolvimento de servidores do IFRN, coordenar a realização de concursos públicos para ingresso de servidores, supervisionar os processos de gestão de pessoas dos Campi, executar os processos de gestão de pessoas da Reitoria, elaborar boletim de serviço no âmbito da Reitoria, organizar e manter atualizadas a consolidação da legislação e jurisprudência referentes à área de pessoal, representar o IFRN nos foros específicos da área, supervisionar a execução dos recursos alocados no orçamento de pessoal do Instituto, zelar pelo bom funcionamento da área de gestão de pessoas na Instituição e executar outras funções que estejam ao seu alcance.

A equipe da DIGPE é composta por 23 servidores e quatro estagiários, distribuídos em quatro coordenações, que têm a função de dar suporte às ações da Diretoria de Gestão de Pessoas: Coordenação Geral de Cadastro e Pagamento (Cogcap), Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), Coordenação de Administração de Pessoal (Coadpe) e Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass).

Coordenação Geral de Cadastro e Pagamento (Cogcap)

Responsável pela administração do cadastro e produção da folha de pagamento dos servidores ativos lotados na Reitoria. Possui também o papel de orientar os setores de Gestão de Pessoas dos campi do IFRN na execução das atividades relacionadas à sua área de atuação.

Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe)

É a Coordenação que gere as questões financeiras relativas aos servidores. É responsável pela política de capacitação e de movimentação dos servidores (remanejamento). Além disso, é atribuição dela os processos de seleção e de avaliação dos servidores a as questões que envolvem estágio.

Coordenação de Administração de Pessoal (Coadpe)

É voltada para gerir as questões dos aposentados, sendo responsável por emitir todos os documentos relacionados à tempo de serviço.

Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass)

É a mais recente Coordenação. Responsável pela segurança do trabalho de todos os ambientes do IFRN, emissão de laudos de insalubridade e de periculosidade - junto aos técnicos de segurança -, cursos de brigada de incêndio, atividades de lazer e esportes, palestras relacionadas à área da saúde, perícia médica, projetos de saúde vocal, saúde mental, clima organizacional e motivação dos servidores.

Conselhos e Comissões

A Diretoria de Gestão de Pessoas também possui órgãos de assessoramento e de controle geral, que são conselhos e comissões responsáveis por fiscalizar as demandas dos servidores.

Comissão Interna de Supervisão

Tem a finalidade de acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE) no âmbito do IFRN e propor à Comissão Nacional de Supervisão (CNS) as alterações necessárias para seu aprimoramento.  É composta por três servidores titulares e três suplentes, representantes dos servidores optantes pelo PCCTAE e eleitos de forma nominal, por voto direto, em pleito coordenado por uma Comissão Eleitoral formada paritariamente por membros indicados pela Reitoria do IFRN e pela entidade sindical que representa os servidores técnico-administrativos em educação no âmbito do IFRN, conforme prevê a Portaria nº. 2.519/2005-MEC, alterada pela Portaria nº. 2.562/2005/MEC.

Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)

É o órgão de assessoramento à Reitoria para a formulação e acompanhamento da política de pessoal docente do IFRN, com vistas ao aperfeiçoamento e atualização do seu pessoal docente, nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes e das diretrizes emanadas pelos órgãos da administração Federal. É composta por cinco membros titulares e dois suplentes, eleitos diretamente entre os professores do Quadro Permanente do IFRN que estejam em atividade e efetivo exercício na Instituição.

Comissão Permanente de Acumulação de Cargos (Copac)

Tem o objetivo de efetuar a fiscalização dos servidores que podem estar transgredindo alguma regra relacionada à acumulação de cargos.

Quem é quem?

NomeCargoContato
Auridan Dantas de AraújoDiretor de Gestão de Pessoas4005 0794 | digpe@ifrn.edu.br
Fernanda Ferreira da Costa Nunes LimaCoordenadora Geral de Cadastro e Pagamento4005 0884 | cogcap@ifrn.edu.br