PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional terá ações no IFRN a partir de 2019

O objetivo é estabelecer metas e estrategias para o Instituto

Publicada em 06/08/2018 Atualizada há 12 meses

“Prover formação humana, científica e profissional aos discentes visando o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Rio Grande do Norte”. Essa é a missão do IFRN. Sua visão é a de consolidar-se como instituição de referência nacional, geradora de desenvolvimento cientifico e tecnológico. Essas definições estão na pauta da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Desenvolvido em comissões, o Plano fundamentará as ações do Instituto no quinquênio 2019-2023.

Reuniões

Na última quinta-feira, 02/08, uma reunião com os representantes das Comissões Temáticas responsáveis pelo Plano aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria. “Na reunião de hoje buscamos consolidar a metodologia de construção do PDI. O foco agora é trabalhar as estratégias que serão o Norte do fazer institucional para os próximos cinco anos, visando atender às necessidades dos nossos estudantes e da sociedade”, disse Solange Thomaz, coordenadora de Monitoramento de Projetos da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes).

Organizado sob quatro perspectivas, o PDI busca, em sua etapa atual, responder algumas perguntas:

·         Estudantes e Sociedade: Para atingir os nossos resultados, que necessidades dos estudantes e da sociedade devemos atender?

·         Processos Internos: Para atender aos nossos estudantes e à sociedade, em quais processos internos devemos ser excelentes?

·         Pessoas e Conhecimento: Para atingir nossas metas, como o IFRN deve aprender e inovar? Quais e como serão usadas as suas habilidades e competências?

·         Orçamento e Logística: Para atender aos nossos estudantes e à sociedade, quais objetivos financeiros e logísticos devem ser atingidos?

Metas

Para poder identificar as metas que trarão o real diagnóstico da Instituição, respondendo a tais perguntas, está em curso a consulta pública no SUAP, aberta a toda a comunidade acadêmica. As contribuições por esse canal podem ser feitas até o dia 10 de agosto. “É muito importante a participação e contribuição de todos nessa etapa”, destacou Solange.

Entre os participantes da reunião, gestores, docente e técnicos. Entre eles, o professor Marcos Oliveira, pró-reitor na Prodes: “buscamos estes momentos para estimular a comunidade à participação. Sensibilizamos os membros das comissões temáticas para que eles repercutam em seus campi a mensagem, estimulando o maior envolvimento de estudantes e servidores”, declarou.

O PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento exigido pelo decreto 5773/2006 e nele, entre outras informações, está descrita a atuação da Instituição. É um plano de gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas estratégicas.

Trata-se de um documento não só norteador da gestão como também definidor da natureza da instituição.  Nele estão incluídos, por exemplo, o Plano Político Pedagógico (PPP); o Plano Diretor de Infraestrutura Física dos campi e da Reitoria; o Planejamento Estratégico; a política de Educação a Distância e a Avaliação de Desenvolvimento Institucional etc.

extensao
servidores