PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional começa a ser implantado nos campi

Reitor e comissão de elaboração destacam em reuniões os pontos principais do documento

Publicada em 22/08/2019 Atualizada há 1 ano

Reuniões de implantação do PDI começaram no Campus João Câmara

Com o objetivo de iniciar a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, a comissão de elaboração do documento iniciou nesta terça-feira (20) uma série de visitas aos campi. Com a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), as reuniões contam com a presença do reitor Wyllys Farkatt Tabosa e do pró-reitor de Planejamento, Marcos Oliveira, que compartilham com estudantes e servidores os pontos de maior destaque do PDI.

Os encontros tiveram início no Campus João Câmara, na tarde do dia 20 de agosto. Na tarde desta quinta-feira (22), o grupo estará no Campus Mossoró. Durante as reuniões, os servidores que participaram das comissões de elaboração do documento falam sobre sobre o processo de construção do PDI e os principais desafios. No Campus João Câmara, estiveram presentes as servidoras Patrícia Maia, assessora Institucional da Reitoria, e Solange Thomaz, estatística da Prodes. Já no Campus Mossoró, a apresentação fica sob a responsabilidade de Solange.

O PDI 2019-2026 traz como inovação a construção de instrumentos para acompanhamento de desempenho tanto por parte da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral. Um desses instrumentos é o Farol de Desempenho, que estará disponível no Suap para o acompanhamento das realizações das ações planejadas. A Instituição passa a contar ainda com a elaboração e a gestão de projetos estratégicos, mapeamento de processos e gestão de riscos.

"É um momento difícil nacionalmente, com cortes orçamentários e muitas incertezas. Mas temos uma Instituição sólida, resultado do comprometimento de estudantes e servidores com a causa da educação e da justiça social. É nisso que acreditamos para o fortalecimento do IFRN e do nosso estado", explicou o reitor Wyllys Farkatt.

MISSÃO E VALORES

Os instrumentos apresentados pela comissão de elaboração do PDI 2019-2026 visam a nortear as ações na busca pelo cumprimento da missão institucional, definida como "Prover formação humana, científica e profissional aos discentes visando ao desenvolvimento social do Rio Grande do Norte”. A partir dessa missão, o objetivo do IFRN, construído durante os trabalhos de elaboração do Plano e aprovado pelo Conselho Superior (Consup), é “consolidar-se como uma instituição de referência nacional e identificada por sua excelência na formação humana e profissional, geradora de desenvolvimento científico e tecnológico”. Para direcionar as ações, os valores devem ser os de comprometimento, cooperação, diversidade, equidade, ética e responsabilidade ambiental.

Na próxima semana, acontecem as reuniões de implementação do PDI nos campi São Paulo do Potengi e Lajes (dia 27), Apodi e Pau dos Ferros (28) e Caicó e Parelhas (29).

Acesse:

PDI 2019-2016