Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Pesquisadores do Campus Pau dos Ferros são destaque na TV
Apicultura

Pesquisadores do Campus Pau dos Ferros são destaque na TV

05/04/2016 - Reportagem mostrou pesquisa e produção de abelhas rainhas no Alto Oeste potiguar.

Pesquisadores do Campus Pau dos Ferros são destaque na TV

Equipe de reportagem no Apiário do Campus. Crédito da imagem: Abreu Neto.

Alunos e professores pesquisadores do Curso Técnico em Apicultura, do Campus Pau dos Ferros do IFRN, foram pauta no Programa InterTV Rural, da InterTV Cabugi, veiculado no último domingo (3). A reportagem mostrou a contribuição dos pesquisadores ao incentivarem a produção de abelhas rainhas no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Intitulado "Influência do método de produção de rainha de Apis mellifera nos seus parâmetros morfométricos", o projeto de pesquisa serviu de pauta para a matéria do Programa.

A importância estratégica que as rainhas têm para as colmeias chamou atenção da equipe de reportagem, que visitou o apiário do Campus e mostrou um pouco da rotina das atividades de pesquisa e produção de rainhas. Na reportagem, o professor Abreu destacou a importância dos benefícios de capacitação acadêmica do Projeto, além do objetivo de futuramente levar conhecimentos e inovações sobre manejo e produção das abelhas para os produtores da região.

Os primeiros resultados do projeto já apontam os benefícios economicamente viáveis para produtores, mesmo em colmeias pequenas. Nas próximas etapas do projeto, os pesquisadores querem evidenciar que as rainhas produzidas nas colmeias menores têm a mesma capacidade de produção das produzidas em colmeias tradicionais.

O professor Abreu comenta que o objetivo para o próximo ano letivo é renovar o projeto, já prevendo aproximar apicultores e promover capacitação e recebimento de rainhas, contribuindo para a garantia de maior produtividade de mel.

Acesse:

Reportagem: "Pesquisadores Incentivam a produção de abelhas rainhas no Alto Oeste do RN


O PROJETO


O Projeto tem como objetivo verificar como o método de produção de rainha de Apis mellifera influência as medidas morfométricas (peso ao nascer, largura e comprimento de abdômen) da rainha produzida. O Projeto tem como coordenador o professor e coordenador do Curso Técnico em Apicultura, Abreu Neto. 

Ações do documento

Página em carregamento