navi

Pesquisador do IFRN apresenta pesquisa em Universidade portuguesa

Professor Fabiano Papaiz aproveitou a oportunidade para prospectar parcerias

Publicada em 07/10/2019 Atualizada há 1 ano

Pesquisador foi convidado para conhecer o Centre for Informatics and Systems da Universidade de Coimbra (CISUC)

Os conhecimentos do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi), mais uma vez, ultrapassaram as barreiras continentais. O professor Fabiano Papaiz aterrissou em Portugal a convite do professor Joel Arrais, do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra, para representar o núcleo em solo lusitano. “Foi com grande prazer que recebemos este convite, visto que o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) é considerado um centro de excelência na Europa, tendo realizado diversas pesquisas e projetos em áreas que atualmente são de interesse do Navi”.

Durante a missão, foram realizadas reuniões com os diretores do DEI e com integrantes do Artificial Neural Networks Laboratory (LARN) e do Laboratório de Informática Clínica (LInC ), em especial com pesquisadores interessados na aplicação de Inteligência Artificial na área da saúde. Para o professor Papaiz, “essa missão foi muito importante pois pudemos apresentar os projetos atualmente em desenvolvimento no Navi, assim como conhecer os projetos atuais do CISUC. Identificamos vários temas com interesse em comum, principalmente na área de Machine Learning. E agora como próximo passo, desejamos formalizar um Plano de Trabalho para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e inovações científicas em parceria”, explica.

A troca de saberes e expertises sobre as bases de pesquisa visa estabelecer um termo de cooperação internacional com IFRN através do Navi, para promover a produção e a disseminação de novos conhecimentos entre os grupos de pesquisadores por meio de intercâmbios de docentes, discentes e servidores.

Coimbra

A Universidade de Coimbra é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, tendo sido fundada no ano de 1290.

Organizada em oito faculdades diferentes, de acordo com uma variedade de campos de conhecimento, a universidade oferece cursos Arquitetura, Educação, Engenharia, Humanas, Direito, Matemática, Medicina, Ciências Naturais, Psicologia, Ciências Sociais e Esportes.

A Universidade de Coimbra possui aproximadamente 20 mil estudantes, abrangendo uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal. Em 22 de junho de 2013 foi declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O CISUC, Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, foi fundado em 1991 e atualmente conta com mais de 200 pessoas no seu quadro de pesquisadores, incluindo docentes e alunos de graduação e pós-graduação. Neste ano, o CISUC recebeu a nota máxima na avaliação realizada pela FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia), entidade portuguesa que avalia os centros de pesquisa daquele país. Com isso, o CISUC assegura pelos próximos 4 anos o valor máximo de financiamento repassado pelo governo português.

Capacitação de pesquisadores

extensao