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PDI avança para consolidação do documento final

28/09/2018 - Atual etapa consiste na elaboração da redação final do mapa estratégico

PDI avança para consolidação do documento final

Tendo em vista as 597 contribuições diretas e mais de 40 mil manifestações de concordância/discordância, realizadas via Suap, que foram cruzadas em indicadores de desempenho na etapa anterior, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) segue para a redação do mapa estratégico, que deve constar no capítulo de Planejamento Estratégico do documento final. Na reunião realizada, nessa quinta-feira (27), as comissões temáticas realizaram apontamentos para a comissão central, que passarão por uma nova consolidação e serão, novamente, apresentados à comunidade interna e externa para as últimas contribuições. Após a finalização dessa etapa, a comissão finalizará a minuta definitiva do documento e, posteriormente, enviará para o Conselho Superior da Instituição (Consup).

Segundo Solange Thomaz, coordenadora de monitoramento de projetos da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a construção do PDI leva em consideração essas diversas etapas sempre em diálogo e transparência com a comunidade do IFRN. “A comunidade poderá realizar uma nova contribuição, podendo sugerir mudanças e comentar pautas que acharem pertinentes”, disse.

Depois da comissão central estabelecer os objetivos estratégicos e as metas de todas as áreas que formarão a Instituição para os próximos cinco anos (2019-2023), o documento final adentrará para a fase de finalização, prevista para dezembro. 

Quem constrói o PDI

A construção do PDI é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) e conta com as comissões central, logística e locais que se reúnem semanalmente. Com as sugestões dos discentes e servidores, realizadas via Suap, as comissões sistematizam as sugestões da comunidade. As primeiras propostas de objetivos e metas do PDI são colocadas para uma nova consulta pública a estudantes e servidores, os quais podem comentar item a item. Após esse período, as comissões voltam a se reunir e sistematizam as novas contribuições. Nesse momento, o PDI é divulgado de forma pública, podendo ser acessado por todos os cidadãos para análise e contribuição. As comissões voltam a ler os enunciados e finalizam a minuta definitiva do documento. Após todo esse processo, o PDI é enviado para o Conselho Superior da Instituição.  

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