Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Central

Participantes da EXPOTEC visitam o maior acelerador de partículas da atualidade

Os alunos irão participar de um bate-papo com os pesquisadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

Publicada em 27/10/2016 Atualizada há 12 meses

A coordenação e mediação da visita fica por conta do professor de Física Albino Júnior.

A edição 2016 da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Natal – Central irá promover, no dia 10 de novembro, uma visita virtual ao mais importante e maior acelerador de partículas da atualidade às 9h30, no miniauditório da Instituição.

Com coordenação e mediação do professor de Física Amadeu Albino Júnior, a visita virtual leva os participantes ao experimento ATLAS (um dos detectores do LHC, acelerador de partículas) da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

O evento é um momento ideal para troca de conhecimentos sobre o tema. “Entraremos em contato direto em tem real com pesquisadores do CERN, onde poderemos questioná-los sobre as pesquisas desenvolvidas”, explica o professor Amadeu Albino Júnior.

A Visita Virtual será transmitida ao vivo pela internet por meio do link. Outros detalhes na fan page da Visita no Facebook.

CERN

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) é um dos maiores laboratórios de Física do mundo e está localizado em Genebra, na fronteira Franco-Suíça.

A CERN mantém um diversificado programa de divulgação científica de suas atividades de pesquisa que engloba atividades de educação formal como, por exemplo, cursos periódicos sobre Física de partículas destinados a professores da Educação Básica (no Brasil, o equivalente ao Ensino Médio).

Na CERN está localizado o LHC, que é o seu principal acelerador de partículas e o maior da atualidade. Ao longo do anel do LHC (Large Hadron Collider), a cerca de 100 m de profundidade existem 4 grandes detectores que são o ATLAS, o CMS, o ALICE e o LHCb.

O detector ATLAS é um dos grandes experimentos do CERN e está localizado no território suíço. Durante o seu funcionamento milhões de colisões entre prótons ocorrem a cada segundo em seu interior, gerando várias partículas que são estudadas para que tenhamos uma melhor compreensão a respeito dos modelos e teorias da Física que possam explicar a estrutura mais elementar da matéria.

O Experimento ATLAS tem realizado um trabalho pioneiro em torno da divulgação científica e de inclusão científica da população em geral em torno dos temas e problemas científicos que envolvem a pesquisa em Física de Partículas.

Desde 2011 o Experimento ATLAS tem contribuído para a popularização de suas pesquisas e do LHC, através das chamadas “Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS”. Durante a visita virtual os participantes podem interagir e fazer questionamentos sobre Física de partículas para seus pesquisadores.

EXPOTEC 2016 

A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Natal Central acontece entre os dias 8 e 10 de novembro e tem como tema ‘Ciência alimentando o Brasil’. A programação será divulgada em breve no site: http://eventos.ifrn.edu.br/expoteccnat/