Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SIPAT

Palestra sobre violência urbana ocorre na Reitoria

Como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, aula sobre como se proteger atrai servidores

Publicada em 14/06/2018 Atualizada há 1 ano

Professor Vantuil de Oliveira durante a palestra "Violência urbana: Como se previnir".

A palestra "Violência Urbana: Como se prevenir" aconteceu no auditório da Reitoria nessa quarta-feira (13) e foi ministrada pelo professor de pedagogia e policial da reserva Vantuil José Carvalho de Oliveira. A palestra discutiu os dados da violência urbana em Natal, fazendo um histórico das causas que levaram ao momento atual e dando dicas de prevenção.

O palestrante compartilhou sua experiência e seus conhecimentos adquiridos no exercício de policial, ensinando como reagir em diversas situações envolvendo violência urbana a quais estamos expostos. As recomendações foram de cuidados preventivos, na rua ou em casa, e como lidar caso esteja sendo vítima de um assalto - cuja recomendação foi a de não resistência. 

"Nós trabalhamos algumas dicas de segurança para que você possa saber como se portar quando estiver na rua, no comércio, em casa, no seu veículo, na parada do ônibus... Então são situações em que é importante entender que tem algumas atitudes que nós podemos tomar e que vai fazer com que diminua a possibilidade de sofrermos um roubo", explica o professor e policial. "Existe um artigo na nossa Constituição, o 144, que fala que segurança pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos, então, para o cidadão exercer o seu direito na segurança pública, ele precisa compreender de que maneira ele pode colocar em prática essas ações", conclui o palestrante, que defendeu como os cidadãos devem tomar atitudes para garantirem a própria segurança. 

Sipat na Reitoria

A palestra fechou as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) na Reitoria, onde também houve a palestra "Segurança no trânsito: a distração e as suas consequências", ministrada pelo capitão Styvenson Valentim na segunda-feira (11). Na ocasião, o representante da PM explicou a diferença entre acidente, imperícia, imprudência e negligência, exemplificando situações que podem ser evitadas no dia a dia. “Acidentes são circunstâncias incontroláveis, imprevisíveis, e a maioria dos incidentes no trânsito, por exemplo, é devido à imperícia, imprudência ou negligência do condutor”, destacou Styvenson. Para ele, a segurança no trânsito, no trabalho, em casa ou na rua começa pelo indivíduo, e quanto maior a atenção, concentração e prevenção das pessoas, menor a probabilidade de acontecer uma circunstância indesejada.

Outras atividades como parte da Sipat ainda vão acontecer em outros campi e é possível se inscrever preenchendo o formulário onlineem que o interessado deve selecionar a palestra que quer assistir após escolher um dos campi. O formulário pode ser enviado mais de uma vez caso o participante queira comparecer a mais de uma palestra. 

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas