CAMPUS NATAL-CENTRAL

Orquestra Jovem Popular do IFRN se apresenta em maior shopping do estado

O projeto é uma ação de extensão e reúne estudantes de diversos campi

Publicada em 17/06/2019 Atualizada há 1 ano

Orquestra se apresentou no 1º piso do Shopping Midway Mall. Foto: Davi Severiano.

A Orquestra Jovem Popular do IFRN, vinculada ao Núcleo de Artes (Nuarte) do Instituto, realizou uma apresentação, na última sexta-feira, 14, no Shopping Midway Mall. O evento fez parte da celebração do aniversário do shopping, e integrou no repertório distintas interpretações, a exemplo de um medley de músicas nordestinas, da música “Have You Ever Seen The Rain” e também da homenagem ao cantor potiguar, Pedro Mendes, com a canção “Linda Baby”, interpretada por Rafaela Braga, aluna do Instituto.

Na ocasião, fizeram parte da equipe cerca de 35 pessoas, entre elas, a graduanda em Redes de Computadores do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN e voluntária da Orquestra, Larissa Nascimento. Para a estudante, eventos desse porte são uma recompensa para o grupo. “É, de fato, uma sensação inexplicável; poder ver o nosso trabalho sendo reconhecido é muito gratificante. Sabemos o quanto é difícil a música instrumental ganhar visibilidade; para nós, é uma recompensa”, disse.

Segundo Valdier Ribeiro, professor de música do Campus e coordenador do projeto musical, este ano, a Orquestra está associada a ação de Extensão “Conexões Musicais - um espaço de reconstruções sonoras”. O professor explicou como se baseou para criação do repertório para apresentação: “focamos na música popular, tanto nacional quanto internacional; o nosso intuito é ter um pouco de tudo por isso viabilizamos o popular. Sabemos que para atingir o público é necessário ter um repertório que as pessoas conheçam, logo, todas as músicas que reproduzimos trazem esse contexto histórico cultural”, contou.

Para o coordenador, levar a música instrumental para o público externo é de extrema importância. “Para nós, é muito significativo dar essa visibilidade para as atividades que acontecem dentro da Instituição e, por vezes, não são divulgadas. Nessa apresentação os alunos vestiram, literalmente, a camisa do IFRN”. Valdier ressaltou ainda às contribuições conquistadas pelos estudantes: “a partir da música, é possível incentivar as pessoas que estão nos assistindo; os alunos sabem que estão influenciando a vida de muitos jovens. Nos países de 1º mundo, a educação musical é presente na vida de todos. Aqui no Brasil, economicamente falando, poucos tem acesso. Agora, a nossa expectativa é dar continuidade a essas apresentações externas”, afirmou.

Ainda, nesta terça-feira, 19, o Campus CNAT recebe o Pianista internacional, Eduardo Taufic. “É um presente do IFRN para os alunos e voluntários que compõem e organizam a Orquestra. O foco do encontro abordará a temática do mercado de trabalho na música instrumental,”, concluiu o professor.

extensao