Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Programação

Olimpíada de Robótica do IFRN anima a primeira tarde da Secitex 2015

11 equipes se apresentaram no Espaço de Convivência do Campus Santa Cruz

Publicada em 19/11/2015 Atualizada há 1 ano

Competição aconteceu no Espaço de Convivência do Campus

Além dos tradicionais eventos do IFRN, como o Congresso de Iniciação Científica (Congic), em sua décima primeira edição, a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) foi palco para a I Olimpíada de Robótica da Instituição.

A competição aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), às 14h, no Espaço de Convivência do Campus Santa Cruz, onde está sendo realizada a Secitex. A Olimpíada contou com um número de 11 equipes participantes, compostas por alunos e professores orientadores. Os responsáveis pela apresentação dos robôs eram os estudantes, que representavam 7 campi do Instituto: Pau dos Ferros, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz, Natal-Central, Parelhas e Currais Novos.

Além dos alunos competidores e dos professores, participou também da competição um grupo de alunos encarregados de fazer o julgamento das apresentações. De acordo com Bárbara Thays de Azevedo, que faz o curso técnico integrado em Mecânica no Campus Santa Cruz e foi uma das juízas da Olimpíada de Robótica, a aparência estética do robô é um dos pontos avaliados. “Também julgamos a resistência a impactos e se ele está bem programado e calibrado para seguir as direções necessárias”, explicou. Para fazer o julgamento das performances, os estudantes participaram de uma série de reuniões com os professores organizadores.

Para o professor Lênnedy Campos, um dos coordenadores da Olimpíada, foi uma grande alegria perceber o envolvimento dos alunos na competição. “Nosso objetivo, na verdade, foi ampliar o ambiente de interação entre os professores dos diversos campi do IFRN que já trabalham com Robótica, fortalecendo a área e despertando mais ainda o interesse dos estudantes”, explicou.

Pelo visto, deu mais do que certo. A equipe “Coisada”, do Campus Parelhas, é formada por alunos que, ainda no primeiro ano do técnico integrado em Informática, já aceitaram o desafio não só de desenvolver seus robôs, mas também de participar da Olimpíada. “A gente sabe que tem alguns problemas de programação para resolver, mas ter a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para um público tão empolgante já é uma grande motivação para a gente ir atrás de mais conhecimento”, comentou Judson Nóbrega, um dos integrantes da equipe.

A empolgação à qual Judson se referiu foi em parte incentivada pelos professores Leonardo de Albuquerque e Rodrigo Barreto, também do Campus Santa Cruz. Juntos, eles conduziram toda a Olimpíada, articulando a participação das equipes e, principalmente, animando o público, que assistiu à toda a competição de forma atenta.

A Olimpíada de Robótica do IFRN vai dar medalhas de 1º, 2º e 3º lugar aos vencedores. O resultado será divulgado no sábado (21), durante a cerimônia de encerramento da Secitex 2015.

Secitex 2015

Programação completa

   

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas