Fórum Mundial

Oito mil pessoas assistem à abertura do II FMEPT

IFRN marca presença no evento com a participação de alunos, professores e gestores.

Publicada em 29/05/2012 Atualizada há 1 ano

Abertura do FMEPT, na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis.

A partir do tema “Democratização, emancipação e sustentabilidade”, foi oficialmente iniciado ontem (28) o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Com o objetivo de alcançar uma educação mais democrática, é com esse espírito que vai se desenrolar a programação do evento, que segue até a sexta-feira (1º).

A segunda edição do Fórum está acontecendo em Florianópolis, Santa Catarina, sob organização geral do IFSC. Na cerimônia de abertura, estavam presentes cerca de oito mil pessoas.

Entre outros nomes, falaram o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e a reitora do IFSC e coordenadora-geral do Fórum, Maria Clara Kaschny Schneider. Na ocasião, a reitora cedeu a palavra a Manuela Braga Mendes, presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas. “A Manuela simboliza nosso principal foco neste fórum, que é o estudante”, enfatizou a reitora.

Ainda em uma perspectiva de democratização, o ministro Mercadante declarou: “hoje, a educação integrada vai além de atender o jovem, chega ao trabalhador e às famílias carentes que antes não tinham acesso à educação”. Em 2002, existiam 140 câmpus de Institutos Federais no Brasil. Com o crescimento da educação profissional e tecnológica, em 2014, serão 562 câmpus.

Nos próximos dias, o Fórum vai reunir estudantes, profissionais, pesquisadores e sociedade em geral para discutir sobre a educação profissional e tecnológica com o propósito de levar as sugestões levantadas à plataforma mundial de educação. Para participará dessas discussões, o IFRN enviou comitiva formada por alunos, professores, pró-reitores, coordenadores e reitor.