Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NCE's

Núcleos Centrais Estruturantes revisam os Cursos Superiores de Tecnologia

Os encontros abordaram ações presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

Publicada em 02/05/2019 Atualizada há 1 ano

Servidores se reuniram na Sala de Atos da Reitoria do IFRN. Foto: Thuan Duarte

A Diretoria Pedagógica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), vinculada à Diretoria de Regulação e Ensino (Diare), realizou, nos dias 22, 29 e 30 de abril, reuniões voltadas para o processo de revisão dos Cursos Superiores de Tecnologia do Instituto. Durante os encontros, os Núcleos Centrais Estruturantes (NCE’s) dos Cursos Superiores e Núcleos da formação geral abordaram temáticas de programas, disciplinas, ementas e ações presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

O objetivo das reuniões, de acordo com a Diretora Pedagógica do IFRN, Ticiana Coutinho, “é dialogar dentro do processo de reformulação dos Cursos Superiores de Tecnologia”. A diretora contou que, atualmente, o trabalho vem sendo feito, precisamento, nos PPC’s: “a gente já ultrapassou a validação das diretrizes e, agora, o momento é de implementar as mudanças nos Projetos Pedagógicos.”

Ainda segundo Ticiana, “o próximo passo é obter um currículo e uma organização curricular melhor articulada dos Cursos Superiores de Tecnologia, atualizados dentro das demandas que são incluídas na legislação”, comentou.

Núcleos Centrais Estruturantes (NCE's) 

O NCE é um órgão de assessoramento, associado à Diare, que atua nos níveis e modalidades de sua área de competência, com o objetivo de garantir a unidade da ação pedagógica, o desenvolvimento do currículo no IFRN, com vistas a manter um padrão de qualidade do ensino, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Cada NCE é organizado em comissões permanentes de especialistas, assessores dos processos de criação, implantação, consolidação e avaliação de cursos. 

Ticiana explicou que, além dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE's) de cada curso, “os NCE’s objetivam representar todos os professores que atuam em uma formação específica, reunindo docentes que estão atuando no mesmo curso nos diversos campi”, concluiu.

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas