Extensão

Núcleo oferece serviços técnicos na área de edificações gratuitos para público de baixa renda

Iniciativa tem foco nas comunidades de São Gonçalo do Amarante e Macaíba

Publicada em 14/11/2016 Atualizada há 1 ano

Elaboração de projetos, execução de levantamento topográfico e arquitetônico, vistorias técnicas e produção de documentos para processos de licenciamento. Através de uma ação de extensão, contemplada pelo Edital nº 04/2016-Proex/IFRN, todos esses serviços técnicos estão sendo oferecidos gratuitamente pelo Núcleo de Prática em Projetos de Edificações (Nuppe) do Campus São Gonçalo do Amarante.

O foco é disponibilizar auxílio técnico na área de edificações ao público de baixa renda residente, prioritariamente, nos municípios de SGA e Macaíba. Só no campo de elaboração projetos, por exemplo, abrangem-se as áreas de arquitetura, instalações elétricas e hidrossanitárias. A equipe é composta por professores do IFRN-SGA, englobando arquitetos e urbanistas, engenheiros civis e engenheira sanitarista.

O grupo ainda é composto por sete estagiários, concluintes do curso técnico de Edificações. “Além do objetivo de oferecer os serviços à população, o núcleo também traz a possibilidade aos nossos alunos de vivenciar a prática profissional”, cometa a coordenadora do Nuppe, a professora Laíze Azevedo.

Para ser contemplado com a prestação dos serviços, os interessados devem efetuar cadastro diretamente no Nuppe, sala 25 do Campus São Gonçalo do Amarante (Rua Prof. Carlos Guedes Alcoforado, S.N., Centro), dentro do horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os contemplados serão escolhidos a partir de critérios como porte do trabalho, caracterização socioeconômica do solicitante e viabilidade do serviço. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail nuppe.sga@ifrn.edu.br ou pelo telefone 4005-4111 (ramal: 7446).

Parceria

Visando à ampliação da divulgação das ações, integrantes do Nuppe estiveram na quarta-feira (9) reunidos com representantes das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo do Amarante e Macaíba.

As secretarias sinalizaram positivamente à parceria para que o projeto alcance o público que necessita dos serviços técnicos na área de edificações, mas não tem condições financeiras de arcar com os custos dessas demandas.

extensao