Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NAVI

IFRN realiza palestra voltada ao empreendedorismo de assistência à saúde

Evento é promovido pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do Instituto

Publicada em 09/08/2019 Atualizada há 1 ano

Evento acontece no auditório 2 do Campus Natal-Zona Leste (EaD) do IFRN, às 14h

O Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do IFRN, promove, nesta quarta-feira (14), a palestra “Machine Learning and Genomics” voltada ao empreendedorismo de assistência à saúde. O evento, que acontece no auditório 2 do Campus Natal-Zona Leste (EaD) do IFRN, às 14h, é fruto da cooperação assinada recentemente entre o Navi e a University of Massachusetts (UMass), através da ConquerX - startup responsável pelo desenvolvimento da tecnologia dos eletrodos, cuja função é descobrir se o paciente tem ou não câncer. 

A palestra será ministrada pela biomédica e, atualmente, co-fundadora e sócia da startup, Debora Zanforline, e pelo engenheiro e cientista de computação, Jakub Chudik. A parceria foi realizada com base no Projeto miRNA, desenvolvido pelo Navi, que  utiliza marcadores de micro-RNA presentes no sangue para detectar câncer em estágios iniciais. 

Sobre o Navi

O Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica é um laboratório voltado para o desenvolvimento de sistemas e tecnologias ligadas à inovação, que tem como objetivo colaborar com o Ensino, Pesquisa e Extensão. Criado no ano de 2014, está localizado no Campus Natal-Central do IFRN. Durante seus anos de atuação, o Navi já teve destaque nacional e internacional, como é o caso do projeto da Plataforma de Livre-Trânsito de Profissionais no Mercosul, responsável pelo desenvolvimento de um sistema de informação que fará a gestão do livre trânsito dos profissionais de saúde dos cinco países participantes. 

O projeto é realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde. A atuação do núcleo também englobou o desenvolvimento de importantes produtos e parcerias, como a Mesa de Negociadores e Rede Observa. Os sistemas web foram desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde.

 
Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas