PROPI

Nova edição da Revista Empírica BR já está disponível

Periódico divulga 4 artigos que abordam o uso da tecnologia em negócios e na gestão pública

Publicada em 14/10/2016 Atualizada há 1 ano

A revista “Empírica BR: Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação” lançou o seu primeiro volume deste ano. O periódico, com divulgação online, foi concebido por um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte para conciliar a produção de duas áreas do meio ambiente organizacional - Gestão e Tecnologia.

Segundo a editora da revista, professora Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa, nesta edição são apresentados quatro artigos, que apresentam um ponto forte em comum: o esforço de entender o aperfeiçoamento dos meios operacionais para garantir os objetivos das instituições.

“Nesse sentido, a tecnologia da informação tem sido lugar comum para essas pesquisas. Portanto, gostaríamos de convidar toda a comunidade para lerem esses textos, que apresentam contribuições importantes sobre as novas formas do uso da tecnologia em negócios e na gestão pública”, afirma.

Os quatro artigos foram publicados com o seguinte título:

1) “A governança eletrônica inserida no orçamento participativo virtual”, que discute aspectos relativos à gestão participativa por meio da utilização de recursos tecnológicos na gestão da coisa pública.
2) “Processos do comércio exterior na movimentação de mercadorias: aspectos operacionais e praticagem”, que apresenta a relevância da atividade de praticagem para a logística de mercadorias no modal marítimo.
3) “A aplicabilidade do modelo de governança de tecnologia da informação: o caso UNP”, aborda aspectos de governança em tecnologia da informação em uma instituição de ensino e evidencia a corroboração de modelos de governança por meio de um estudo de caso.
4) “O papel das aceleradoras na consolidação de novas empresas de cultura empreendedora a luz da metodologia Lean Startup”, que apresenta uma abordagem voltada para a visão de aceleradoras de startups e investiga como o modelo Lean pode ser aplicado nesse tipo de empreendimento.

Acesse:

Empírica BR: Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação