Connepi 2018

Musicampi Potiguar é destaque entre apresentações culturais

Banda é formada por professores de diferentes campi do IFRN

Publicada em 03/12/2018 Atualizada há 1 ano

Banda se apresentou no palco principal do Connepi

Quarta-feira, 28 de novembro. Segundo dia do Congresso Norte Nordeste de Iniciação Científica (Connepi) e uma agitação toma conta do palco principal do Centro de Convenções de Pernambuco. Era o Musicampi Potiguar, banda formada por professores de diferentes campi do IFRN. Entre "Ê, vida de gado" e "La belle de Ju", os músicos colocaram estudantes e servidores dos Institutos Federais de todo Brasil para cantar e dançar o cancioneiro nordestino.

"Vamos cantar o Nordeste, essa região muitas vezes tão desmerecida, mas cheia de talento e força", disse o professor Leão Neto, que dá voz ao grupo. O Musicampi surgiu com objetivo de valorizar a música nordestina. O grupo começou a se apresentar nos eventos institucionais e fez a abertura da primeira Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), que aconteceu em 2015, no Campus Santa Cruz. De lá para cá, soma shows e visitas às diferentes regiões do Rio Grande do Norte, levando a tradição de compositores como Zé Ramalho, Alceu Valença e Belchior às cidades com campi do Instituto.

Neste ano, além de se tornar projeto de Extensão vinculado ao Campus Natal-Central, a banda foi selecionada para se apresentar no Connepi, no dia 28 de novembro. Já haviam feito shows na IV Secitex, no Campus Natal-Central, além dos campi Caicó, Currais Novos e Macau.

A Musicampi Potiguar é formada pelo professor Valdier Ribeiro, do Campus Natal-Central (coordenação e arranjos), Andrey Azevedo, do Campus Currais Novos (contra baixo), João Gomes, do Campus Caicó (guitarra), Priscila Gomes, do Campus João Câmara (violoncelo), Aninha Morais, do Campus São Paulo do Potengi (percussão), além do professor Leão Neto, no vocal, e do saxofonista e aluno Allef Ferreira, ambos do Campus Natal-Central. A banda também conta com a colaboração de Gleison Costa, da UFRN.