Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

evento

Música romântica para oboé

Recital de Hugo Souza será sexta-feira (17), às 20h, no auditório da Escola de Música da UFRN. Entrada gratuita.

Publicada em 15/08/2012 Atualizada há 1 ano

Foto: Alberto Medeiros

A tradição do Rio Grande do Norte em produzir instrumentistas de primeira grandeza ganha reforço com o talento de Hugo Souza. Graduado no bacharelado da Escola de Música da UFRN e mestrando na Universidade Estadual de Nova Iorque (EUA), o potiguar aproveita sua passagem por Natal para realizar recital nesta próxima sexta-feira (17), às 20h, no Auditório Onofre Lopes da EMUFRN. Entrada gratuita.

Durante o recital, formado por peças exclusivamente eruditas, o instrumentista de 24 anos estará acompanhado dos professores Durval Cesetti (piano) e Amandy Araújo (clarineta). Os músicos irão apresentar duas obras para oboé e piano: Adagio e Allegro do compositor alemão Robert Schumann; e a sonata para oboé e piano do francês Camille Saint-Saëns, ambos compositores do período romântico. O programa ainda incorpora um trio para Oboé, Clarineta e Piano do compositor argelino de origem francesa Edouard Destenay.

“Os concertos e recitais tem um clima especial, onde as pessoas vão para apreciar a música instrumental erudita. Ouvir e apreciar”, diz Hugo Souza. “E apesar das peças serem de um mesmo período (romântico), as obras são bem diferentes umas das outras, pois os compositores têm características próprias”, complementa o músico.

Em 2009, após terminar a graduação na EMUFRN, participou de um festival de música em Luxemburgo, Europa, onde ganhou uma bolsa pra fazer mestrado em Nova Iorque. O plano do potiguar é continuar nos Estados Unidos mais um tempo para cursar o Doutorado.

Hugo Roberto Shin Lima de Souza começou a trilhar caminhos musicais cedo, aos 4 anos, influenciado pelos pais, o violonista Eugênio Lima de Souza e a pianista Catarina Shin Lima de Souza. A princípio por curiosidade. Experimentou flauta transversal, piano, violão, violino até decidir-se pelo oboé.

A família musical também agrega outros três instrumentista, irmãos mais novos de Hugo: Djissonah toca violino, Alba Yung dedica-se ao piano e Ivo Dae-seong acabou de passar no vestibular – em 1º lugar – para música (Flauta Transversal) na UFRN.

A exemplo de nomes como o clarinetista potiguar K-Ximbinho (1917-1980), entre outros que deixaram seu nome marcado na história recente da música norte-riograndense e brasileira, Hugo trilha seu próprio caminho e ganha destaque no exigente universo da música erudita a partir de seu talento e dedicação.

A realização do recital é da Escola de Música da UFRN e está inserido na programação de seu Jubileu de Ouro (50 anos). O patrocínio é da Arte Musical.

  • Recital Hugo Souza (oboé, piano e clarineta). Sexta-feira (17), às 20h, no auditório da Escola de Música da UFRN. Entrada gratuita.
  • Informações e entrevistas: Hugo Souza (84) 8138-6948
  • Contato imprensa: (84) 9938-6462 | 8827-2006 | 8838-5881