Ministra da Cultura visita Campus Cidade-Alta do IFRN

Ana de Hollanda conheceu o trabalho desenvolvido pelo Instituto na área cultural

Publicada em 30/08/2011 Atualizada há 1 ano

Ana de Hollanda foi presenteada com um papirofone, instrumento musical fabricado na lutheria do IFRN

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, conheceu de perto na noite da última sexta-feira o Campus Cidade Alta do IFRN. Ela foi recebida pelo diretor da unidade, Lerson Maia, que acompanhado do reitor Belchior de Oliveira Rocha apresentou diversas ações desenvolvidas pelo Instituto na área da cultura.

Ana de Hollanda pôde apreciar a Galeria de Arte em que estavam expostas obras de Xilogravura e Imagens Poéticas. Além disso, visitou o Ateliê de Artes Plásticas onde são ministrados cursos de pintura, desenho e história em quadrinhos, todos estes gratuitos e abertos à comunidade.

O Museu do Brinquedo Popular também foi apresentado à ministra. Este museu não é apenas um espaço lúdico onde os adultos podem relembrar um pouco da infância. O acervo de mais de 300 peças permite compreender o universo lúdico infantil de diferentes gerações, com suas particularidades definidas pelos costumes, espaços físicos, cultura, folclore, memórias e realidades distintas.

Ao conhecer o trabalho realizado na Lutheria, coordenada pelo professor Arlindo Ricarte, a ministra foi presenteada com um papirofone. O instrumento musical da família do xilofone foi criado pelo professor Arlindo. Nas oficinas realizadas no Instituto, os participantes aprendem tanto a fabricar como a tocar o papirofone.

O Coral Infantil do IFRN também se apresentou para a ministra, sob o comando da professora Maria de Lourdes Lima de Souza Medeiros. Em seguida, conheceu a brinquedoteca. Finalmente, acompanhou apresentações em dois eventos que aconteciam durante a visita, o lançamento do projeto Casa do Cordel em Caravana que realizará atividades acerca da cultura popular e literatura de cordel, com oficinas, palestras e apresentações musicais e a Cesta Cultural com a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, que contará com sarau, música e poesia de artistas potiguares. Ana de Hollanda recebeu ainda o Diploma de Honra ao Mérito Cultural entregue pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – SPVA-RN, na ocasião da realização da 2ª edição da Cesta Cultural com a SPVA-RN.