Empreendedorismo

Miniempresa do Campus Macau recebe premiação da Junior Achievement

A Q-Bottle, formada por alunos de Química, foi Empresa Destaque entre candidatas do ensino médio

Publicada em 29/08/2014 Atualizada há 1 ano

Alunos comemoram a premiação

A miniempresa Q-Bottle, formada por alunos do 4º ano do curso técnico integrado em Química do Campus Macau do IFRN, recebeu a premiação de Empresa Destaque entre as candidatas do ensino médio do Programa Miniempresa, promovido pela Junior Achievement. O prêmio foi entregue em evento que aconteceu no dia 26 de agosto, no Campus Natal-Central.

Além do prêmio Empresa Destaque, o Q-Bottle, junto a outras duas miniempresas, representará o Rio Grande do Norte na 3ª edição do Prêmio Miniempresa Sebrae Nacional, que acontece em Brasília. Esta foi a primeira vez que uma equipe de campus do interior do estado do IFRN participou da competição.

O  produto desenvolvido pela Q-Bottle foi uma garrafa decorativa, com algumas variações dentro da mesma linha de produção, como aromatizadas, personalizadas, com brilho no escuro. A dedicação dos jovens resultou em 73,65% de rentabilidade, tendo uma receita de vendas de R$3.463,00. Isso significa que cada um dos 64 acionistas, que investiu R$20,00 na ação, recebeu R$34,73 na Assembleia de encerramento. Os impostos e encargos gerados pelo projeto foram de R$1.148,35, doados a maternidade municipal José Varela.

O IFRN foi representado por quatro Miniempresas, sendo duas do Campus Natal-Central (Bigg Limp S.A./E. e Bookase S.A./E) e duas do Campus Macau (Q-Bottle S.A./E e Recitec Acessórios S.A./E) entre o total de onze Miniempresas do estado.

Programa Miniempresa proporciona a estudantes do ensino médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.