Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPREENDEDORISMO

Miniempresa criada no IFRN expõe produto em fórum nacional

A Ecolumi produz luminárias sustentáveis a partir do reuso de cabides de madeira e latas de alumínio

Publicada em 17/10/2017 Atualizada há 1 ano

As luminárias estão em um catálogo com mais de 500 opções de estampas

Para uma receita ser boa não precisa, necessariamente, levar ingredientes rebuscados ou possuir um modo de preparo complicado. Alunos do IFRN, por exemplo, misturaram três ingredientes sustentáveis, um toque de criatividade e deixaram o projeto tomar forma por quatro meses. Assim nasceu a Ecolumi, empresa que produz luminárias por meio do reuso de alguns materiais. A criação da empresa se deu através da parceria entre a Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Cidade Alta (ITCART) e a ONG internacional Junior Achievements, que trouxe para o Instituto o Programa Miniempresa.

Composto de 16 encontros presenciais chamados de jornadas, o Programa Miniempresa segue um cronograma disponibilizado pela Junior Achievement (Jarn), contendo a descrição de todas as atividades semanais que devem ser desenvolvidas. À medida que as atividades ocorrem, os professores fazem as adaptações necessárias à sua realidade. Outra atribuição docente é o assessoramento dos alunos quanto à dinâmica de uma empresa em tempo real nas áreas de marketing, produção, gestão de pessoas e finanças.

Inovação

Dentro da ITCART, o Programa Miniempresas ganhou o foco de lançar um produto inovador a ser comercializado na Instituição e exposto em duas feiras realizadas pela Jarn em shoppings da capital potiguar. E foi então que alunos dos cursos técnicos subsequentes em Eventos e Guia de Turismo, e do curso técnico integrado em Multimídia foram orientados pelos professores Denise Silva, Ayres Nogueira, Marco Aurélio e Afra Vale. Dessa orientação, surgiu a luminária sustentável. “Vimos um protótipo na internet e logo entendemos que a nossa busca era por um produto como aquele”, contou Weslley Carlos, que estuda o subsequente em Guia de Turismo.

As luminárias produzidas foram feitas com uma base de madeira de reaproveitamento, doadas pela marcenaria do Campus Natal-Central; cabides de madeira para a haste; e a cúpula composta por latas de alumínio (leite em pó) recebidas por doações de instituições como a Liga contra o câncer. Revestidas de vinis adesivos, as luminárias estão dispostas em um catálogo com mais de 500 opções de estampas baseadas em 12 linhas temáticas: geométricas; florais e ornamentos; indiana; ícone; super-heróis; música; religiosa; infantil; cinema; séries; times e diversas.

Findinexa 2017

Ao final do programa, os alunos participaram de uma formatura com diversas premiações, onde empresários e executivos de Natal tiveram a responsabilidade de votar e eleger aquele produto que melhor atender os critérios de originalidade, criatividade, inovação, sustentabilidade, utilidade e qualidade atreladas a oportunidades de negócios. A Ecolumi recebeu o prêmio de Produto Destaque 2017 e foi credenciada para o Findinexa, fórum internacional de empreendedorismo jovem.

O evento aconteceu entre os dias 8 e 13 de outubro, no município de Luís Correia, no Piauí, e reuniu jovens empreendedores do país inteiro, promovendo atividades diárias como apresentação dos produtos desenvolvidos pelas miniempresas e do espaço Minha Terra, no qual os jovens divulgavam a cultura e atividades desenvolvidas em seu estado. A edição 2017 do Findinexa também trouxe representantes de outros países como Chile, Argentina, México e Paraguai, ampliando a visibilidade dos produtos expostos.

Planos

Weslley e a também aluna do curso de Guia de Turismo Larissa Beatriz são os atuais responsáveis pela Ecolumi. Os estudantes já possuem parcerias com uma loja que expõe o produto e com uma agência de turismo que auxilia na divulgação por possuir perfis com números significativos de seguidores. Os jovens pretendem manter a empresa mesmo após encerrar o vínculo com o Instituto. A ideia é ampliar o negócio e tornar a Ecolumi uma marca de design em iluminação, tendo a luminária sustentável como carro chefe de seus produtos. “Não queremos cair em saturação no mercado. Os produtos que planejamos terão sempre a pegada da inovação e um pé na sustentabilidade” afirmou Weslley. O empreendedor ainda afirmou que não efetuaram mudanças no formato da empresa, mas que pretendem firmar uma sociedade nos formatos legais quando concluírem o curso.

Acompanhe a Ecolumi nas redes sociais:

Ecolumi - Facebook

Ecolumi - Instagram

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas