Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

serviço público

Membros da Comissão de Ética tomam posse

Grupo participou de curso de capacitação com foco na ética para o serviço público

Publicada em 26/12/2012 Atualizada há 1 ano

Comissão de Ética do IFRN e reitor Belchior Rocha.

Demonstrando disposição para as atividades que serão desempenhadas a partir de agora, tomaram posse hoje (26), às 14h30, no Gabinete da Reitoria, os membros da Comissão de Ética do IFRN. Foram empossados como titulares os servidores Diogo Luiz da Silva Moreira, presidente da Comissão; Ivana Lúcia da Silva e Fábio Alexandre Araújo dos Santos. Eles cumprirão mandatos de três, dois e um ano, respectivamente. 

Como suplentes, assumiram os servidores Márcio Silva dos Santos, que não pode estar presente à posse; Larissa Jordana Alcântara de Queiroz e Brenda Camilli Alves Fernandes, também para mandatos de três, dois e um ano, respectivamente. Como explicou Diogo Luiz, presidente da Comissão, com a diferença nos períodos de mandato, a cada reestruturação do grupo, são mantidos dois membros titulares e dois suplentes. 

A equipe empossada hoje reinicia um novo ciclo da Comissão de Ética do IFRN, do qual todos são novos membros. "Vejo grande esforço e empenho dos meus colegas para otimizar esse espaço de educação. A ética nos ajuda a manter esses esforços", destacou Diogo. 

A Comissão de Ética é formada por três membros titulares e três suplentes, designados através de ato do reitor. Para a atual formação, foi oferecido um Curso de Ética, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, ministrado pela professora da área de Direito do IFRN Brenda Camilli Alves. "O objetivo do curso foi promover uma sensibilização para reestruturação da comissão. Analisamos os códigos de ética e os casos práticos em que eles podiam ser aplicados", ressaltou Brenda, membro suplente da Comissão.

Ao final do curso, os participantes apontaram em textos os motivos pelos quais desejavam ser membros da Comissão de Ética. Os textos foram analisados pelo Gabinete da Reitoria, que fez a escolha do grupo. "Essa comissão dá um significado para as ações da Instituição, para as correções necessárias ao nosso pleno funcionamento", destacou, no início da solenidade de posse, o reitor Belchior de Oliveira Rocha.

A Comissão de Ética é um dos órgãos de assessoramento e controle do IFRN. Ela é responsável pelo cumprimento do Código de Conduta da Alta Administração Federal e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Para Ivana Lúcia da Silva, membro titular, "nosso primeiro passo é a orientação. Precisamos levar aos colegas, alunos e toda comunidade os princípios éticos norteadores das nossas ações". 

Para mais informações sobre a Comissão de Ética, acesse:

Regimento Geral do Instituto, Art. 68 - descreve as competências da Comissão de Ética do IFRN.

Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994 - aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Decreto 6.029, de 1º de fevereiro de 2009 - Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas