Expansão

MEC e IFRN assinam termo de liberação de recursos para reforma de escola

Unidade abrigará temporariamente as atividades do Campus Avançado Jucurutu

Publicada em 02/07/2018 Atualizada há 1 ano

Ministro da Educação e Reitor do IFRN na assinatura dos documentos

Em uma cerimônia realizada na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, na manhã do sábado, 30 de junho, o IFRN deu o primeiro passo para a consolidação de mais uma ação de expansão. O município de Jucurutu, que será sede de um Campus Avançado do Instituto, recebeu o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, para assinatura do termo de liberação de recursos para a reforma da escola. O prédio abrigará temporariamente as atividades da nova unidade de ensino do Instituto. Também estiveram presentes à solenidade o senador José Agripino, o deputado estadual Nelter Queiroz e o prefeito Valdir Medeiros.

Os recursos liberados pelo MEC são da ordem de R$ 800 mil. Também foi assinado pelo reitor e pelo prefeito da cidade o Termo de Cessão Parcial de Uso da Escola foi assinado pelos gestores

Em sua fala, Wyllys ressaltou a importância da educação como ferramenta de construção social, falou do IFRN em números, dos projetos de pesquisa e extensão, como o Mulheres Mil, da administração descentralizada como modelo de gestão: "o sucesso do IFRN se dá em virtude dos homens e mulheres que, desde 1909, dedicam-se ao Instituto", disse. Estratégia de desenvolvimento

O ministro Rossieli iniciou suas palavras saudando a Filarmônica Francisco Batista dos Santos Lula, regida por Canindé Sena, que tocou na abertura do evento. Rossieli, então, elogiou o IFRN pelo comprometimento da gestão com as tratativas da educação e, citando um a um, agradeceu aos agentes políticos presentes à mesa. A seguir, disse acreditar que a educação é a agenda da transformação que se quer para o país. Segundo Rossieli, os Institutos Federais têm o melhor modelo de gestão da educação do Brasil e Jucurutu deve estar em festa por, agora,  ser parte desse cenário. "O IFRN é ponte de conhecimento para, em uma ou duas décadas, a cidade estar transformada", declarou.

QUALIDADE DO ENSINO

Destacando o compromisso ético em oferecer educação pública, gratuita e de qualidade nos moldes já oferecidos nos 17 municípios - e 21 campi do IFRN -, o professor Wyllys explicou aos presentes que Audiências Públicas serão realizadas no município a partir do segundo semestre. Serão elas que reunirão a população para que, em conjunto, sejam definidos os cursos que a unidade oferecerá.

"A princípio teremos cursos de curta duração, ainda esse ano, aqui mesmo na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros. Com a definição do terreno e o início das obras, dez milhões de reais serão injetados na construção do prédio" finalizou o ministro Rossieli Soares.

No momento, encontra-se aberto o  Aviso de Procura de Imóvel nº 01/2018-IFRN, que visa à recepção de propostas de doação de terreno, com no mínimo 40 mil m², para a construção do Campus Avançado Jucurutu. As propostas deverão ser entregues na sede da Reitoria, até às 12 horas do dia 24 de julho de 2018, na Diretoria de Licitações.