Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / MEC e IFRN assinam termo de liberação de recursos para reforma de escola
Expansão

MEC e IFRN assinam termo de liberação de recursos para reforma de escola

02/07/2018 - Unidade abrigará temporariamente as atividades do Campus Avançado Jucurutu

MEC e IFRN assinam termo de liberação de recursos para reforma de escola

Ministro da Educação e Reitor do IFRN na assinatura dos documentos

Em uma cerimônia realizada na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros, na manhã de sta sábado, 30 de junho, o IFRN deu o primeiro passo para a consolidação de mais uma ação de expansão. O município de Jucurutu, que será sede de um Campus Avançado do Instituto, recebeu o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, para assinatura do termo de liberação de recursos para a reforma da escola. O prédio abrigará temporariamente as atividades da nova unidade de ensino do Instituto. Também estiveram presentes à solenidade o senador José Agripino, o deputado estadual Nelter Queiroz e o prefeito Valdir Medeiros.

Os recursos liberados pelo MEC são da ordem de R$ 800 mil. Também foi assinado pelo reitor e pelo prefeito da cidade o Termo de Cessão Parcial de Uso da Escola foi assinado Gestores

Em sua fala, Wyllys ressaltou a importância da educação como ferramenta de construção social, falou do IFRN em números, dos projetos de pesquisa e extensão, como o Mulheres Mil, da administração descentralizada como modelo de gestão: "o sucesso do IFRN se dá em virtude dos homens e mulheres que, desde 1909, dedicam-se ao Instituto", disse. Estratégia de desenvolvimento

O ministro Rossieli iniciou suas palavras saudando a Filarmônica Francisco Batista dos Santos Lula, regida por Canindé Sena, que tocou na abertura do evento. Rossieli, então, elogiou o IFRN pelo comprometimento da gestão com as tratativas da educação e, citando um a um, agradeceu aos agentes políticos presentes à mesa. A seguir, disse acreditar que a educação é a agenda da transformação que se quer para o país. Segundo Rossieli, os Institutos Federais têm o melhor modelo de gestão da educação do Brasil e Jucurutu deve estar em festa por, agora,  ser parte desse cenário. "O IFRN é ponte de conhecimento para, em uma ou duas décadas, a cidade estar transformada", declarou.

QUALIDADE DO ENSINO

Destacando o compromisso ético em oferecer educação pública, gratuita e de qualidade nos moldes já oferecidos nos 17 municípios - e 21 campi do IFRN -, o professor Wyllys explicou aos presentes que Audiências Públicas serão realizadas no município a partir do segundo semestre. Serão elas que reunirão a população para que, em conjunto, sejam definidos os cursos que a unidade oferecerá.

"A princípio teremos cursos de curta duração, ainda esse ano, aqui mesmo na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros. Com a definição do terreno e o início das obras, dez milhões de reais serão injetados na construção do prédio" finalizou o ministro Rossieli Soares.

No momento, encontra-se aberto o  Aviso de Procura de Imóvel nº 01/2018-IFRN, que visa à recepção de propostas de doação de terreno, com no mínimo 40 mil m², para a construção do Campus Avançado Jucurutu. As propostas deverão ser entregues na sede da Reitoria, até às 12 horas do dia 24 de julho de 2018, na Diretoria de Licitações.

Ações do documento

Página em carregamento