Mais de 400 crianças participam de colônia de férias

Projeto do campus Natal - Cidade Alta promove atividades em quatro bairros de Natal

Publicada em 18/01/2017 Atualizada há 1 ano

Durante todo o mês de janeiro a colônia de férias “Cidade do Brincar - praticando esporte para a cidadania” está desenvolvendo atividades recreativas para mais 400 crianças espalhadas em 4 núcleos em bairros distintos da capital potiguar: Rocas, Passo da Pátria, Mãe Luiza e Cidade Alta.

A colônia de férias é o resultado de um projeto de extensão do Campus Natal - Cidade Alta, que conta com voluntários e bolsista dos cursos de Gestão Desportiva e de lazer do Técnico Integrado em Lazer. Ao todo, atuando nos 4 núcleos, são cerca de 50 pessoas ajudando no projeto, entre coordenadores, monitores, alunos, servidores, docentes e voluntários. Todos os envolvidos tem alguma capacitação na área de recreação ou são alunos dos cursos de Lazer. Ainda assim, antes do inicio das atividades os voluntários participaram de uma oficina de capacitação para desenvolver tudo na prática.

As atividades estão acontecendo de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. No núcleo de Mãe Luiza, acontecem atividades voltadas para o esporte como vôlei, basquete, futsal, entre outros. Já no Passo da Pátria, as crianças podem desfrutar de esportes náuticos.  Isso porque a estrutura montada para o projeto fica nas margens do rio Potengi. Pela manhã, são desenvolvidas atividades com crianças na faixa etária dos 6 aos 10 anos. Durante a tarde, é a vez do público de 10 a 17 anos.  Ilane Soares, de 13 anos é umas beneficiadas no Passo da Pátria. Segundo ela, um dos maiores benefícios foi o de suprir a ociosidade no período, quando terminava ficando pela rua sem ter alguma ocupação. "Aqui em Passo não tinha isso. Essa oportunidade veio para que a gente possa brincar e ter novas ideias", disse.

Outra atividade que tem se destacado no envolvimento das crianças é o o slackline, que é um esporte onde o objetivo é se equilibrar em uma fita. Quem está à frente dela é o estudante do Mestrado em Educação do IFRN, Reinaldo Salles. "É uma excelente atividade para desenvolver a mobilidade das crianças. Com a minha experiência nesse tipo de projeto, procuro trazer um pouco de alegria e passar meu aprendizado para elas", afirmou.

A ideia da colônia de férias partiu de Genildson Silva, estudante do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer. Com a orientação da professora Kadydja Chagas, um projeto foi elaborado e aprovado em um edital ofertado pelo Programa Brincando com Esporte, do Ministério do Esporte. "Além de ter tido a ideia, o esforço de Genildson foi fundamnetal para que o projeto fosse viabilizado, beneficiando tanto as crianças como os nossos estudantes, que estão tendo a oportunidade de vivência da pratica profissional da gestão do esporte e lazer”, declarou a coordenadora.

extensao