Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Mossoró

Identidade visual da Secitex 2019 destaca a importância da carnaúba

Evento acontece de 16 a 18 de outubro, na Estação das Artes, em Mossoró

Publicada em 03/06/2019 Atualizada há 1 ano

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) é o maior evento científico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A edição deste ano acontece de 16 a 18 de outubro na Estação de Artes de Mossoró, com organização do Campus Mossoró.

O do evento será “Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Baseado nisso, o logotipo da Secitex 2019 leva em consideração os conceitos de sustentabilidade, bioeconomia e a cultura local do Alto Oeste (onde será realizado o evento), a partir do conceito “O sol da sustentabilidade na folha de Carnaúba”.  Ainda nesta semana, a comissão organizadora divulga as datas de submissão de trabalhos.

Por que a carnaúba

O ícone que representa a edição deste ano da Secitex faz referência à carnaúba (copernicia prunifera), planta comum na região do Alto Oeste Potiguar, onde fica o Campus Mossoró. A carnaúba é conhecida como "a árvore da providência" ou "árvore da vida", como explica o professor Alexandre Lopes, membro da comissão organizadora do evento.

A carnaúba é uma palmeira, da família Arecaceae, que apresenta uma infinidade de utilizações. Suas raízes têm uso medicinal; os frutos são utilizados na alimentação animal; o tronco é madeira para construções; as palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera (cera de carnaúba), um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais, tais como cosméticos, cápsulas de remédios, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, ceras polidoras, revestimentos e produtos como lubrificantes

Processo criativo

A identidade visual deste ano foi desenvolvido na Assessoria de Comunicação Social e Eventos do IFRN (Asce), com direção do processo criativo pela assessora de Comunicação Maria Clara Bezerra e participação dos estagiário de design Thuan Duarte e Emanoel Júnior. A identidade segue a linha estabelecida pelo Criatif, projeto de Extensão vinculado ao Campus Natal-Cidade Alta até 2018 e hoje ao Campus Natal-Central, tendo a professora Silvia Matos e o designer Beto Leite como coordenadores. O Criatif fez o redesign do logo, que mantém o letreiramento do logotipo, com a mudança do ícone a partir da temática do evento. Thuan Duarte lembra que o processo criativo começa com a escolha do tema, que neste ano foi a bioeconomia e a biodiversidade. “É importante contribuir com algo tão grande e representativo como Secitex. Queremos que, mesmo depois desta edição, as pessoas olhem para identidade e se lembrem do que foi vivido durante a semana”, relata.

Secitex 

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão é uma mostra dos principais trabalhos realizados por alunos e servidores dos 21 campi do Instituto. É também um espaço de exposição e de integração para pesquisadores, empreendedores e artistas de todo estado. 

Após o anúncio do bloqueio orçamentário para as instituições federais de ensino, o IFRN precisou reavaliar as condições para a realização do evento. Em sua última edição, realizada em 2018, no Campus Natal-Central, a Secitex contou com mais de 4 mil inscritos, além do público visitante. Dada a relevância científica e cultural, o evento foi mantido, mas sofrerá um redimensionamento. Além do apoio da Prefeitura de Mossoró para a liberação do espaço de realização, a comissão organizadora trabalha agora na busca de novos apoios, a fim de compensar a perda orçamentária e manter o mais importante evento científico e cultural do Instituto.