Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Central

Lançamento de Projeto de Extensão lota miniauditório do Campus Natal Central

Projeto visa inclusão científica de docentes de física, além da interação com alunos de todo RN.

Publicada em 23/05/2017 Atualizada há 1 ano

Foto: Jônatas Moura

Na última sexta-feira (19), o lançamento do projeto de Extensão "Inclusão Científica: do conhecimento à divulgação da física de partículas". O evento foi marcado pela palestra "Pequena introdução ao modelo padrão das partículas elementares e suas interações”, ministrado pelo professor Ronai Lisbôa da UFRN, no miniauditório do Campus Natal Central (CNAT). 

De acordo com o palestrante, a ideia foi desmistificar a física e apresentá-la enquanto ciência que faz parte da vida: "Procurei levar para os alunos a divulgação da física enquanto ciência moderna, contemporânea. Algumas observações que apresentei aqui são conceitos que eles têm contato no cotidiano e nem têm conhecimento disso."

O objetivo do projeto é promover uma formação continuada para professores de diversos campi do IFRN sobre o ensino e divulgação científica na Física de Partículas, para a produção do primeiro MasterClass sobre o tema no Instituto e a realização de Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS.

"É um projeto voltado para inclusão científica de professores e alunos do IFRN, como também de todo o Rio Grande do Norte. Com o suporte da plataforma moodle, através do apoio do campus EAD, os alunos podem interagir, assistir palestras, participar de oficinas. Qualquer um pode participar, é voltado para toda a sociedade, por isso, é um projeto de extensão", explicou o professor Amadeu Albino, coordenador do projeto.

Segundo Maria da Glória Albino, professora do IFRN, que também participa do projeto dando o suporte pedagógico, a ideia central é incluir os professores para que eles se atualizem sobre as pesquisas de física nas mais diversas instituições do mundo: " É preciso dar o suporte para que haja uma profissionalização docente, para que o professor tenha os seguintes saberes: pedagógico, científico e político e, assim, compartilhe com seus alunos", explicou ela. O professor Flávio Urbano, um dos professores que integram o projeto, complementou ressaltando a importância de levar o nome do IFRN para o cenário internacional, deixando, assim, a Instituição em evidência no tocante à divulgação científica de Física.

Estão envolvidos na ação de extensão oito Campi do Instituto Federal no Estado e quinze pesquisadores das instituições envolvidas: Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além do IFRN. A meta é alcançar 50 professores, 100 estudantes do superior e 500 alunos do ensino médio.