Editora IFRN

Lançamento de obras acontece hoje (24) no IFRN Cidade Alta

Programação segue durante todo dia. Cerimônia de lançamento começa às 17h

Publicada em 24/05/2019 Atualizada há 1 ano

Na tarde de hoje (24), a Editora IFRN realiza o lançamento dos livros editados em 2018. A programação segue das 10h às 19h, na unidade Rio Branco do Campus Natal Cidade-Alta. A solenidade de lançamento começa às 17h. Com uma temática relacionada a questões ambientais, natureza e sementes, o evento faz analogia às ideias dos pesquisadores e produtores das publicações.

É essa a proposta do lançamento, segundo Kadydja Chagas, coordenadora da Editora. No total, serão lançadas 21 obras editadas em 2018, entre livros impressos e e-books, produzidos em sua maioria a partir do edital de seleção de obras. Haverá ainda a presença de dois convidados, com os livros "E apois, quem diabo se importa?", de Auridan Dantas (Editora Ideia), e "Escaladas da Contracultura: Natal, década de 1980", de Artemilson Lima (Editora Moinhos).

Lançamento

O evento, que acontece no pátio e auditório da unidade, terá como convidados autores, pessoas relacionadas às publicações, como editores de revistas, servidores envolvidos com pesquisa e inovação, além de autoridades internas e externas, para que haja um momento específico de reconhecimento da obra, autógrafos e etc. além de ser aberto ao público. A solenidade de lançamento começa às 17h.

De acordo com Rodrigo Pessoa, revisor de textos da Editora IFRN, o motivo da mudança é mostrar que as ações da Editora vão além: “o evento também contemplará outras ações que a Editora realiza, pois ela não se relaciona apenas à publicação de livros. Há questões como a atuação em periódicos institucionais, que compreende o suporte necessário em relação à publicação, diagramação de volumes e descentralização de recursos para as revistas, além das demais ações da pasta, como eventos e comunicações técnico-científicas, bases de dados e pós-graduação”. disse.

Obras e relações interinstitucionais

Dentre as parcerias interinstitucionais, destacam-se as ações desenvolvidas em conjunto com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, a qual terá três livros lançados pela Editora na referida cerimônia, e a produção acerca dos 20 anos da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). Além disso, será disponibilizada a terceira publicação da série ‘Manuais Institucionais’, desta vez relacionada aos projetos de extensão, a ser lançada em formato e-book. No ano passado, já haviam sido lançados os Manuais de Processos relacionados ao ecossistema de estímulo à inovação, como também à pesquisa, inovação e publicações.

Outra obra destacada é o livro da série Professus Litteratus, a qual homenageia servidores do Instituto que têm grande contribuição institucional. Este ano, será publicada uma obra da professora Maria das Graças Baracho. As demais produções da academia e de pesquisadores do instituto, selecionadas por Edital, também são apontadas como de grande importância em suas respectivas áreas e contribuições intelectuais.

Para Kadydja, "É importante ressaltar que um dos objetivos da Editora IFRN com esta nova versão para o lançamento de livros é aproximar a comunidade acadêmica da produção e publicação científica, desenvolvendo nossa função social enquanto instituição".

• O quê: lançamento dos livros da Editora IFRN
  • Quando: das 14h às 19h do dia 24/5
  • Solenidade de lançamento: 17h
  • Onde: no pátio e auditório da unidade Rio Branco do Campus Natal Cidade-Alta do IFRN