Ensino Técnico

Lançada obra com avaliação sobre o Pronatec e seus resultados

A obra reúne dados relativos ao período de 2011 a 2014, da modalidade Bolsa Formação

Publicada em 13/07/2015 Atualizada há 1 ano

Foi lançado na última quinta-feira (9), o Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate. Com o subtítulo Inclusão produtiva urbana: o que fez o Pronatec/Bolsa Formação entre 2011 e 2014, a obra reúne dados e avaliações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade bolsa formação, parceria entre o Ministério de Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Compareceram ao lançamento o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo.

No período avaliado, entre novembro de 2011 e junho de 2014, o Pronatec registrou mais de 8,1 milhões de matrículas, além de expandir a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Dessas matrículas, 2,8 milhões foram no âmbito do programa Bolsa Formação.

A ministra destacou os bons resultados no Pronatec dos alunos que integram o programa Bolsa Família. “O Pronatec é um programa estratégico para agenda do país, que dá oportunidade de formação profissional a trabalhadores e estudantes”, afirmou Campelo.

A taxa de conclusão dos cursos entre os beneficiários do Bolsa Família é de 81,4%, superior à média geral, que é de 79%. Entre os aprovados, os estudantes do Bolsa Família também têm obtido mais sucesso, já que 88,3% foram aprovados nos cursos, enquanto a média geral de aprovação é de 87,1%.

Renato Janine Ribeiro apontou a importância do Pronatec para inclusão social. “O Pronatec é a qualificação profissional para que as pessoas disputem no mercado de trabalho remunerações melhores”, disse o ministro.

A inserção dos estudantes no mercado de trabalho formal também é potencializada com a participação nos cursos do Pronatec. Entre todos os matriculados, a inserção aumenta 73,6% com a participação no curso e, entre os beneficiários do programa Bolsa Família, aumenta cerca de 120%.

O Pronatec foi criado em 2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. Até 2014 o programa realizou mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Formação – A Bolsa Formação oferece gratuitamente cursos técnicos para quem concluiu o ensino médio e para estudantes matriculados no ensino médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Eventos do MEC

extensao