Lançado o 1º módulo do Suap Saúde

O lançamento foi hoje (31) durante capacitação para os profissionais da saúde do IFRN

Publicada em 31/08/2015 Atualizada há 1 ano

A capacitação foi no auditório da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), no Campus Natal-Central e durou todo o dia.  O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Estudos sobre os Serviços de Saúde (GTESS) do Instituto, coordenado pelas Diretorias-Gerais de Atividades Estudantis I(DIGAE) e de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI).  O módulo lançado hoje foi o de Avaliação Biomédica. Além dele serão desenvolvidos outros módulos, construídos coletivamente e   lançados até o final do primeiro semestre do ano que vem.

Os módulos irão registrar e guardar eletronicamente,  de forma padronizada, os dados de saúde de todos os alunos da Instituição.  Espera-se que o novo sistema permita  não só um melhor atendimento e acompanhamento de cada indivíduo por parte dos profissionais da área, como também fornecer uma base de pesquisa para orientar as políticas de promoção  à saúde e prevenção de doenças da Instituição.

Segundo o analista de TI, Eriton Farias, a construção desse prontuário eletrônico é uma iniciativa pioneira do IFRN. "Além de pretender ser bastante completo, o Suap Saúde atende a  todos os requisitos de confidencialidade exigidos pelo Conselho Regional de Medicina.

O IFRN possui 87 profissionais de saúde  entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, nutricionista, além de um fisioterapeuta.  Contudo, apenas 43 puderam participar da capacitação.  "Este profissionais repassarão os conteúdos aos colegas que  tiveram que ficar em seus campi garantindo o funcionamento dos serviços de saúde", explicou a técnica de enfermagem Ideíze Medeiros, do Campus São Gonçalo do Amarante e organizadora do evento.

Segundo Ideíze, é fundamental a capacitação dos servidores para o correto preenchimento do prontuário para que Suap Saúde atenda a seus objetivos.    "Mas além de mostrarmos como o Módulo de Avaliação Biomédica funciona, vamos sair desse encontro com o cronograma de criação dos outros módulos, e também com a definição dos dois representantes de cada área de saúde que irão trabalhar no desenvolvimento deles", explicou.

Além de Ideíze e Eriton, a capacitação de hoje contou com a participação da odontóloga Jamille Valdevino (foto), que fez uma apresentação do módulo, ressaltando a importância da boa comunicação em saúde para o bom aproveitamento desta nova ferramenta de gestão.

extensao
pesquisa