DIÁLOGO

Jogo amistoso celebra a paz entre equipes do IFRN Natal-Central e Marista

Evento foi planejado para promover o respeito e a tolerância entre as escolas

Publicada em 24/11/2017 Atualizada há 1 ano

Na tarde do dia 23 de novembro, as equipes de basquetebol masculina e feminina do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN e do Colégio Marista de Natal participaram de uma partida amistosa. O evento, acordado entre os gestores das Instituições, a convite do diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo Filho, teve o objetivo de desfazer o clima de discórdia entre as torcidas durante a final da modalidade nos Jogos Escolares do RN (Jern's). O conflito foi agravado pela publicação de versões especulativas e inadequadas que circularam nas redes sociais após a partida entre os colégios.

O jogo amistoso, que celebrou a paz entre os estudantes, representado pelos atletas, foi promovido através de um fazer educacional pautado pelo diálogo e respeito às diferenças. De acordo com o diretor Arnóbio de Araújo Filho, que também é professor de Educação Física, "a essência do esporte é marcada pela tolerância, respeito e confraternização entre os povos".

A iniciativa do jogo foi uma proposição planejada pela gestão do Campus Natal-Central do IFRN, em reunião que aconteceu no dia 6 de novembro, no Cnat, com a Diretoria do Colégio Marista de Natal, representada pelo irmão José de Assis Elias de Brito e pela vice-diretora Pedagógica do  Marista, Ilcemara Cavalcante. Na ocasião, os representantes daquela escola foram convidados a participar da cerimônia de entrega dos troféus às equipes campeãs do Campus nos Jerns.

Na oportunidade, os atletas doaram fraldas geriátricas para serem entregues a lares de idosos.