Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

UNIÃO PELA PAZ

IFRN participa de seminário sobre direitos humanos

Evento reuniu reitories da UFRN, UFPB e IFRN para fortalecer cultura de paz nas instituições

Publicada em 24/04/2017 Atualizada há 1 ano

Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do IFRN, dirigi-se ao público do seminário.

A capital potiguar é a 10ª cidade mais violenta do mundo, segundo ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. A lista, que possui 50 cidades, inclui 19 cidades brasileiras. Destas, Natal é a primeira, com 69,56 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. 

A Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e apoio do Comitê UFRN com Diversidade, está realizando o Seminário “Educação em Direitos Humanos: compromisso e desafio das universidades” na perspectiva de a instituição fortalecer uma cultura de paz. Para tanto, reitores da UFRN, UFPB, do IFRN e representante do MECestão discutindo com a comunidade universitária, ações que promovam o respeito à diversidade e aos direitos humanos.

Do IFRN, além do reitor, professor Wyllys Farkat Tabosa, participaram do Seminário o pró-reitor de Pesquisa, Márcio Azevedo, a pró-reitora de Extensão, Régia Lopes, e as professoras Keila Cruz Moreira e Maura Costa Bezerra. 

As Instituições de Ensino Superior (IES) irão apresentar seus planos para cumprimento do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa do MEC e do Ministério da Justiça e Cidadania, que visa a superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES.

Junto às outras instituições envolvidas, o reitor do IFRN se comprometeu a assinar o Pacto. A ideia é lançar um plano de ação que busque promover a educação pela paz. No Instituto, será formado um comitê, que se encarregará de buscar as contribuições de alunos e servidores para formar o documento.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas