enem 2012

Inscrições para o Exame começaram hoje (28)

O IFRN adota as notas do ENEM como critério de seleção para os cursos superiores.

Publicada em 25/05/2012 Atualizada há 1 ano

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira (28) até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O edital para o exame foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (25). Confira o Edital.

As inscrições para o ENEM custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012 e aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade nesses aspecto. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Hoje, todos os cursos superiores de graduação do IFRN - licenciaturas e tecnólogos - utilizam a nota do ENEM como critério para ingresso, alguns através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e outros por meio de processo seletivo próprio do Instituto. A nota no Exame também pode servir para que o estudante participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem fazer o Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto ao Instituto.

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação, está mantido o mínimo de 500 pontos.

Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Confira o cronograma do Enem em 2012:

Início das inscrições
28 de maio a partir das 10h
Término das inscrições
15 de junho até às 23h59min
 Pagamento das inscrições
 Até 20 de junho
 Taxa de inscrição
 Data das provas
 3 de novembro (13h às 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza