MNPEF

Inscrições para Mestrado em Ensino de Física terminam dia 17

O mestrado profisisonal será ofertado no Câmpus Natal-Central do IFRN

Publicada em 10/06/2013 Atualizada há 1 ano

Seguem até o dia 17 de junho as inscrições para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), que tem como um dos polos nacionais o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site da Sociedade Brasileira de Física. A taxa de inscrição é de R$ 50. O curso será ofertado no Câmpus Natal-Central do Instituto.

Podem participar da seleção professores em exercício efetivo na disciplina de Física, sejam da educação básica ou superior. Segundo o coordenador do MNPEF, professor Samuel Gomes Júnior, o polo do IFRN esta oferecendo 20 vagas e todas serão contempladas com bolsas da Capes no valor de R$ 1.500. O processo seletivo será composto por uma Prova Escrita Eliminatória, elaborada pela Comissão Nacional de Seleção. Além disso, será realizada uma Prova de Defesa de Memorial, classificatória, realizada pela Comissão de Seleção do Polo.

Os documentos básicos necessários para a segunda fase do processo seletivo estão descritos no Item 2.8 do Edital e deverão ser entregues até o dia 10 de julho. Faz parte da documentação o comprovante de que o candidato está em efetivo exercício de docência em Física e o memorial, que consiste em uma exposição escrita sobre a trajetória profissional e um plano de trabalho para o mestrado.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato através do e-mail mnpef@ifrn.edu.br

O Programa

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem o objetivo de capacitar, em nível de mestrado, professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino. O conteúdo apresentado é voltado para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

O IFRN já recebeu 90 inscrições para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e até agora é o polo mais concorrido do Brasil, segundo Samuel Gomes Júnior, coordenador do polo.

Outras informações:

Edital de Seleção para Ingresso no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

Página da SBP/MNPEF

Página do processo seletivo no IFRN