Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SEDOC

Inicia-se a preparação para o III Seminário de Docência e Contemporaneidade

Evento ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017, no Campus Canguaretama

Publicada em 07/10/2016 Atualizada há 1 ano

Um comitê formado por professoras de 7 campi do IFRN iniciou no dia 27 de setembro a preparação para a realização do III Seminário de Docência e Contemporaneidade (Sedoc). Os servidores são todos membros do corpo docente das licenciaturas de seus campi de origem, sendo alguns deles coordenadores dos cursos. De distintas áreas de formação, os membros do comitê prezam pela valorização das múltiplas experiências de formação docente no IFRN, enfatizando a necessidade de reflexão sobre o atravessamento entre os saberes docentes e os saberes específicos.

Em videoconferência, os organizadores decidiram que tal reflexão se dará no contexto do tema geral do evento, que debaterá os espaços de formação como campos de luta e de resistência. As atividades principais, tais como conferências e mesas-redondas, farão essa articulação. Já os Grupos de Trabalho privilegiarão os temas clássicos da pesquisa em Educação, enquanto as oficinas e minicursos permitirão maior flexibilidade para tratar de temas específicos às licenciaturas, podendo ser coordenadas por licenciandas/os e/ou professoras/es a partir de suas experiências de ensino, pesquisa e extensão.

O Seminário de Docência e Contemporaneidade, em sua terceira edição, está previsto para acontecer no período de 17 a 19 de Maio de 2017, no campus Canguaretama. As duas edições anteriores aconteceram em fevereiro de 2013 e em maio de 2016, ambas no campus Ipanguaçu. São presidentes dos comitês as professoras Gisele Penatieri, Monalisa Porto e o professor Avelino Neto. Nascido originalmente de um projeto de extensão (Edital 04/2012 - PROEX/IFRN), o SEDOC começa a lançar as bases para tornar-se um evento intercampi e institucional, na busca de problematizar a formação de professores no contexto do Instituto Federal em suas interfaces com os desafios da educação contemporânea.