Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

empreendedorismo

Incubadora promove Oficina de Plano de Negócios

Oficina contou com o apoio do Sebrae/RN

Publicada em 10/07/2013 Atualizada há 1 ano

A Incubadora Tecnológica Natal Central organizou ontem e hoje (10), em parceria com o Sebrae/RN, a oficina de Plano de Negócios referente a orientação e qualificação dos empreendedores que serão selecionados ao processo de incubação da ITNC.

Participaram da Oficina, de carga horária de 8h, ao todo, 16 empreendedores que contaram com a supervisão do instrutor Paulo Lima.

No primeiro encontro, os participantes puderam conhecer o que é um Plano de Negócios e como elaborá-lo. Os empreendedores tiveram a oportunidade de pesquisar, questionar e aprender mais a respeito do seu ramo de atividade e do seu mercado. Os participantes, irão, a partir do plano, definir a direção a ser seguida, prevendo situações de contorno em caso de problemas de mercado e planejando como atingir os objetivos traçados.

Na terça-feira (9), os empreendedores puderam compreender a importância do levantamento completo e meticuloso de seus investimentos fixos, da necessidade de capital de giro, da estimativa do estoque inicial, do caixa mínimo, dos investimentos pré-operacionais e o cálculo dos investimentos totais para poder iniciar suas operações na incubadora.

A próxima etapa, será a orientação técnica individualizada (veja aqui a agenda), a qual o empreendedor deverá trazer o seu plano de negócio preenchido, afim de que o consultor Paulo Lima possa esclarecer dúvidas existentes com relação ao plano, promover reflexões e orientações através dos resultados obtidos para a apresentação ao Comitê de Seleção da incubadora.