Campus Currais Novos

Inaugurada Incubadora Tecnológica de Melhoramento Genético

Além dessa, outras cinco serão instaladas em campi do IFRN

Publicada em 13/12/2011 Atualizada há 12 meses

Instituições parceiras assinam carta de intenções

O Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), o IFRN e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu assinaram, hoje pela manhã (13), uma carta de intenção para estabelecer uma parceria técnica entre as três instituições para difusão de conhecimentos às  empresas  selecionadas para fazer parte da  Incubadora Tecnológica de Melhoramento Genético de Bovinos das Raças Zebuínas, instalada no Campus do IFRN em Currais Novos.

A solenidade, realizada no auditório do Sebrae em Natal, contou com a participação de alguns dos principais representantes da atividade  agroindustrial do Estado.  Além da incubadora de Currais Novos, estão sendo criadas incubadoras em Natal, Pau dos Ferros, Caicó, João Câmara e Ipanguaçu.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, nos próximos dois anos, o Rio Grande do Norte contará com 12 incubadoras, um investimento na ordem de R$ 7,5 milhões, beneficiando 5 mil empresas de pequeno porte, como padarias, cerâmicas e pequenos produtores rurais.

“Pretendemos implantar uma incubadora em cada uma das unidades do IFRN, sintonizada com as vocações econômicas de cada região. Considero esse projeto importante para estimular a inovação e difusão de novas tecnologias, sobretudo na área de gestão”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-RN, acrescentando que até julho do próximo ano a instituição pretende já ter inaugurado 12 incubadoras no Estado.

O IFRN foi representado pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Yvan Pereira Leite, que ressaltou a importância do Programa de Incubação de Empresas da Instituição para os alunos que nela se formam.  “Os alunos que terminam seus cursos técnicos no IFRN saem da instituição sabendo que podem contar com ela para desenvolver  projetos inovadores”, completou o professor.

Além do pró-reitor, participaram do lançamento o diretor-geral do Campus Currais Novos, prof. Rady Dias de Medeiros, o coordenador do Programa de Incubação de Empresas do Instituto, prof. Jerônimo Pereira dos Santos, e a coordenadora da Incubadora de Melhoramento Genético de Bovinos, proª Uliane Medeiros.  À tarde os representantes das entidades parceiras foram a Currais Novos, onde foi realizada a solenidade de  aposição da placa de inauguração da incubadora.

servidores