premiação

IFRN tem projeto premiado na categoria Ensino Médio

A cerimônia referente ao Prêmio Professores do Brasil aconteceu em novembro no Rio de Janeiro

Publicada em 19/12/2018 Atualizada há 1 ano

Prof. Leandro Silva Costa e Prof. Ana Beatriz Câmara Maciel durante a premiação

O Projeto “A pesquisa científica em sala de aula como prática de aprendizagem, inovação e transformação social”, do professor de biologia Leandro Silva Costa, foi um dos premiados do 11º Prêmio Professores do Brasil.

Ao todo foram mais de 4 mil trabalhos inscritos, de todas as regiões do país, que apresentaram ampla diversidade de formas, conteúdos, envolvimento, resultados, cooperação e aprendizagem, revelando assim realidades, em que apesar da distância geográfica, mostram proximidades de desafios, motivações, e engajamento profissional.

"Ao longo de todo o ano, os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Ceará-Mirim do IFRN buscaram desenvolver no Instituto, ações voltadas a resolver problemas locais de ordem social, econômica ou ambiental, aproveitando os conhecimentos afins dos mesmos, e assim, desmistificar a ciência, encarada por muitos deles como algo distante de sua realidade ou mesmo impossível de fazer por conta própria", conta o professor Leandro.

A partir disto, foram apesentados 13 projetos, que abordaram problemáticas locais relacionados aos conteúdos de biologia, entre eles: reeducação ambiental, análise de recursos hídricos, coleta de lixo eletrônico, saneamento básico e saúde. Dentre esses projetos apenas 7 cumpriram os critérios estabelecidos para garantir a eficiência do estudo e a aplicação das soluções propostas, sendo reconhecidos em premiações científicas de abrangência nacional, como a FEBRACE, e expostos na mostra internacional Hong Kong Student Science Project Competition.

Também foi destaque no evento, na categoria Ensino Fundamental Anos Finais: 6º a 9º Anos, a professora Ana Beatriz Câmara Maciel (Tutora do Campus EAD do IFRN e professora da Rede Estadual), com o projeto Jovens Escritores da Revista Geográfica GL: Nossa Escola, desenvolvido na Escola Estadual Doutor Graciliano Lordão.

extensao
pesquisa