IFRN sedia edição 2018 do Simpósio sobre Tecnologia Espacial Básica

Evento aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Campus Natal - Central

Publicada em 14/09/2018 Atualizada há 1 ano

Evento contou com estandes das instituições participantes

Entre os dias 11 e 14 de setembro, o Campus Natal – Central do IFRN sediou a quinta edição do simpósio "Creating Novel Opportunities with Small Satellite Space Missions” (Criando Novas Oportunidades com Pequenas Missões Espaciais de Satélites). Além do Instituto, o evento contou com a organização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Agência Espacial Brasileira (AEB), do  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da United Nations Office for Outer Space Affairs (UNOOSA), que é o escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, além da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

O Brasil foi escolhido e aceito para sediar o evento por ser membro da ONU e detentor de um programa espacial em pleno desenvolvimento, com missões de nanosatélites de sucesso. "O evento é puramente científico/tecnológico e visa, principalmente, o compartilhamento de tecnologias e informações científicas, além da capacitação de países em desenvolvimento", explicou o representante oficial da UNOOSA, Medeni Soysal.

Entre os objetivos do Simpósio da ONU/Brasil estão: examinar questões relevantes para a implementação de pequenos programas de satélites, elaborar questões regulatórias de programas de desenvolvimento de tecnologia espacial para esta classe de satélites, bem como questões legais e responsabilidades relacionadas aos programas de desenvolvimento de tecnologia espacial para pequenas missões por satélite, continuar o desenvolvimento de um currículo de educação para engenharia espacial e discutir questões acerca da Iniciativa Básica de Tecnologia Espacial (BSTI).

Desde 2012, a BSTI vem organizando Simpósios Internacionais sobre Tecnologia Espacial Básica nas regiões correspondentes às Comissões Econômicas da ONU para África, Ásia e Pacífico, América Latina e Caribe e Ásia Ocidental. Já foram organizadas edições anteriores do Simpósio no Japão, Emirados Árabes, México e África do Sul.

Com mais de 200 pessoas de todos os continentes, o simpósio reúne ainda representantes e pesquisadores da NASA, bem como de outras agências espaciais de mais de 10 países. “É uma oportunidade única tanto para nós quanto para o mundo, pois daqui poderão sair muitas boas ideais”, afirmou o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho.

"A tecnologia espacial e sua ampla gama de aplicações contribuem com informações e serviços essenciais para muitos aspectos do desenvolvimento sustentável e pequenas missões por satélite estão se tornando cada vez mais importantes para apoiar esse papel específico da tecnologia espacial", disse o coronel Marco Rezende, diretor de transporte e licenciamento da AEB.

O professor do Campus Natal-Central e membro do comitê local de organização do UN BSTI, Moisés Souto, destacou o empenho do IFRN para realizar o evento e a parceria com as instituições envolvidas. “O IFRN esteve trabalhado durante os últimos três anos para preparar esse grande evento. Em 2017, fiz parte da delegação brasileira, junto com o Manoel Jozeane do INPE, no mesmo simpósio na África do Sul, convidando todos para participar da edição brasileira. Ficamos muito realizados com a participação efetiva de pessoas de todos os continentes, além do grande esforço desprendido por todos", destacou.

pesquisa