Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

7ª Arte

IFRN Santa Cruz sedia 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul

As sessões de cinema serão abertas ao público e acontecerão no dia 13 de março

Publicada em 10/03/2015 Atualizada há 1 ano

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, exibirá até o dia 31 de março a 9ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul. Esta Mostra ocupará centros culturais nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. No Rio Grande do Norte, a Mostra acontecerá no dia 13 de março, no IFRN Campus Santa Cruz, sendo a primeira vez que  será levada à Região da Borborema Potiguar. Ao todo, serão apresentadas três sessões de cinema de filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas, dando uma importante visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema.  


O projeto de Extensão Cidadania, Exclusão e Direitos Humanos, realizado no campus Santa Cruz, coordenado pelo professor de filosofia Alexandre Medeiros de Araújo, foi selecionado pela Secretária de Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura, para exibir a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos Hemisfério Sul.


Os filmes, que serão exibidos em formato digital, dividem-se nas categorias Mostra Competitiva de longas, médias e curtas. Eles dizem respeito a diversos temas relacionados aos Direitos Humanos, como inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, direito à memória e à verdade, população de rua, preconceito racial, direito ao trabalho digno, entre outros, sem deixar de lado a qualidade cinematográfica. O objetivo principal é fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos a fim de construir na sociedade uma consciência cidadã por meio da promoção do respeito às diversidades, do exercício da solidariedade e, consequentemente, da concretização da dignidade da pessoa humana. A originalidade estética e linguística é um caminho para estimular esse debate, fazendo jus à transversalidade que esse universo temático exige. Dessa forma, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, possuindo uma diversidade de linguagem e um cuidadoso apuro técnico, assume o desafio de incitar a reflexão sobre temas políticos e sociais.

Todos os filmes da mostra serão exibidos com closed caption (Legenda) para pessoas com deficiência auditiva.  Haverá também sessões com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.  A entrada é franca. 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas