Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Convênio

IFRN recebe visita de representantes do Departamento Penitenciário Nacional no RN

Em reunião no gabinete da Reitoria, discutiu-se a construção de um convênio para ensino de apenados.

Publicada em 13/02/2017 Atualizada há 12 meses

Convênio deverá levar educação à distância aos apenados federais no RN

Pensando em inovações e em fazer cumprir o papel social de um órgão de ensino, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), recebeu, na quinta-feira, 9/2, a visita de dois servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A proposta é que se faça um projeto pedagógico de curso (PPC), na modalidade à distância, voltado aos apenados da rede federal. Para uma discussão preliminar, o professor Wyllys Tabosa, reitor do IFRN, juntou parte da equipe gestora do Instituto, no gabinete da Reitoria.

Jussara Pereira, pedagoga e especialista em assistência penitenciária, e Alfredo Alcântara, chefe da divisão de reabilitação da penitenciária federal, expuseram a realidade do sistema prisional federal sob a perspectiva da educação, propondo a parceria com o IFRN para implantação de uma unidade virtual de ensino.

O professor Wyllys declarou entusiasmo diante da proposta: “estamos empolgadíssimos com essa possibilidade, afinal é nossa função social”. Já o pró-reitor de Ensino, professor Agamenon Carvalho, sentenciou a relevância da concretização do convênio: “o passo é esse: mostrar às pessoas que estamos aqui para acreditar. Ainda que tenhamos de ser cuidadosos, devemos mostrar a todos que, a despeito das dificuldades, esse é um desafio possível”.

Grupo de trabalho

Inicialmente formado por Everaldo Pereira, coordenador de Acesso Discente, Thiago Loureiro, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho e Agamenon Carvalho, pró-reitor de Ensino, um grupo de trabalho foi criado para pensar a construção de uma proposta de customização de cursos nos níveis superior e médio (nas modalidades integrado e subsequente). A ideia é, na forma EaD, adequar a oferta do IFRN à demanda do Depen em Mossoró. No planejamento, uma visita ao Campus Mossoró, onde se darão as discussões posteriores, e ao presídio federal de Mossoró, onde estão os futuros alunos. Em reunião posterior, agenda para março de 2017, outros servidores do Depen e do IFRN deverão se juntar ao grupo que construirá o convênio.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas