PARCERIA

IFRN recebe visita de representante do Sault College Canadense

Encontro foi realizado na manhã de hoje, no gabinete da Reitoria

Publicada em 25/09/2014 Atualizada há 12 meses

Representante do Sault College, Krista Pearson e Belchior Rocha, reitor do IFRN

A professora Krista Pearson, representante do Sault College, uma instituição de ensino canadense localizada na cidade de Sault Ste. Marie, participou durante a manhã de hoje (25) de uma reunião a convite do IFRN, realizada no gabinete da Reitoria. O motivo do encontro foi o estreitamento das relações entre as duas instituições para uma parceria de intercâmbio de alunos entre os dois países.

Além do reitor do IFRN, o professor Belchior de Oliveira Rocha, e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Wyllys Abel Farkatt, também estiveram presentes o assessor de Relações Internacionais do Instituto, Marcelo Camilo, o coordenador do curso superior em Energias Renováveis do Campus João Câmara, Alexandro Vladno, a diretora geral do Campus, Sônia Maia, e o professor de inglês do Campus, Tito Matias Júnior, intérprete da reunião.

Segundo Krista Pearson, o ensino proporcionado pelo Sault College é referência nacional em educação. Além disso, o modelo de ensino implementado pela instituição canadense participa diretamente da inserção dos estudantes egressos no mercado industrial. Para Belchior, a parceria entre as duas instituições servirá para que alunos do IFRN possam estender seus conhecimentos nos colleges do Canadá, da mesma forma que os alunos canadenses possam vir estudar no Instituto.

O Sault College também conhecido por Sault College of Applied Arts & Techonology (Colégio Sault de Artes e Tecnologias Aplicadas) compõe uma rede de 24 escolas com financiamento público, situadas em Sault Ste. Marie, na província de Ontario, no Canadá. A instituição oferece aos seus alunos educação em tempo integral direcionada principalmente para o mercado industrial. Além da reunião na manhã de hoje, na Reitoria, Krista Pearson vai conhecer o Campus João Câmara.

Um dos responsáveis para que o encontro acontecesse entre as instituições partiu do coordenador Alexandro Vladno, que participou de um estágio de três meses no Sault College, juntamente com mais 42 servidores/pesquisadores de instituições de Ensino Técnico e Tecnológico. O estágio foi uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), articulada com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

"O encontro de hoje aproxima as instituições, pois eles (Sault College) são bons nas áreas de administração, negócios, meio ambiente e energias renováveis. Áreas que interessam ao IFRN. A parceria vai facilitar, por exemplo, a graduação sanduíche", explicou Alexandre Vladno.