COOPERAÇÃO

Pesquisadoras estrangeiras realizam visita para atividades de Ensino e Pesquisa no IFRN

Encontro acontece até esta sexta-feira, 13

Publicada em 10/09/2019 Atualizada há 12 meses

Evento acontece de 11 a 13/9, às 14h no miniauditório do Campus Natal-Central do IFRN

Desde o dia 3 deste mês até esta sexta-feira, 13, o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP)  do IFRN, recebe as professoras Natália Alves, da Universidade de Lisboa (Portugal) e Julie Thomas, da Universidade Jean Monnet (França), para uma agenda na qual constam atividades de Ensino, Pesquisa e Representação Institucional. O objetivo da visita é selar um acordo de cooperação entre as instituições.

De 4 a 6 de setembro, ambas as visitantes participaram do V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional “A produção do conhecimento em Educação Profissional”, intervindo na mesa-redonda “A formação profissional da classe trabalhadora: Brasil, Portugal e França”, da qual também participou o professor Dante Moura (IFRN). Após o evento, a docente portuguesa participou de reunião com o professor Márcio Azevedo e equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto, com o intuito de organizar parcerias interinstitucionais.

Há quase um ano, a professora Julie Thomas fez a primeira visita ao IFRN. Em janeiro deste ano, o professor Avelino, representando o Instituto e o PPGEP, foi recebido pela Universidade Jean Monnet para dar início às discussões em torno de um acordo de cooperação. Segundo profº Márcio, esse conjunto de parcerias, que agora tomam um novo impulso, "fortalece a internacionalização do IFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, demonstrando a vivacidade da pesquisa em nossa instituição".

Outras programações

De 9 a 14, Julie Thomas participará de atividades do projeto internacional de pesquisa coordenado pelo professor Avelino de Lima Neto, no qual ela atua como pesquisadora. Também planejará organização de dossiê com pesquisadores do PPGEd/UFRN e do PPGEP/IFRN, ministrará parte de uma disciplina no interior deste último programa stricto sensu e ofertará um minicurso intitulado “Corpo e gênero na Educação Profissional”. Essa oportunidade formativa é aberta ao público interno e externo ao IFRN, e acontecerá nos dias 11 e 13/09, às 14h, no miniauditório da DIAC no Campus Natal-Central do IFRN. As inscrições se realizam no local através de assinatura da lista de frequência.

Prevê-se, igualmente, um encontro para tratar do estado atual de uma coletânea franco-brasileira co-organizada por ela juntamente com os docentes Avelino de Lima Neto, Ilane Ferreira Cavalcante e Jacques Gleyse. Este último pesquisador também um colaborador estrangeiro do PPGEP, programa no qual esteve atuando no primeiro semestre do ano em curso. A coletânea é uma co-edição entre a Editora do IFRN e a editora francesa L’Harmattan, sediada em Paris.

servidores