Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA E INOVAÇÃO

IFRN realiza visita técnica ao Laboratório de Nanotecnologia e Energia Solar da Unicamp

Na ocasião, pesquisadores do Instituto expuseram projetos desenvolvidos no estado

Publicada em 02/09/2019 Atualizada há 1 ano

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou, nos dias 27 e 28 de agosto, de uma visita técnica ao Laboratório de Nanotecnologia e Energia Solar (LNES) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas/SP. Estiveram presentes profissionais do Centro de Tecnologia (CT) Mineral e do Centro de Pesquisa IFotovoltaica, o professor Cleonilson Mafra e o professor José Beldson, além do diretor de inovação tecnológica do Instituto, professor João Teixeira de Carvalho. O objetivo do encontro foi, também, formalizar parceria para confecção de protótipos de células solares com materiais alternativos, como grafeno, nióbio e tântalo. 

Os professores João, Beldson e Cleonilson apresentaram o Projeto IFRN Solar, CT Mineral, Síntese de óxidos de Nióbio e Tântalo a partir de minerais estratégicos do RN (Columbita e Tantalita) e o grupo IFotovoltaica. Conheceram ainda toda estrutura laboratorial e experiência tecnológica da UNICAMP na área de energia solar: “nós conseguimos ter contato com pesquisadores renomados internacionalmente que trabalham com uma linha de pesquisa muito forte e que está em crescimento hoje - a confecção de células fotovoltaicas mais eficientes em relação às que já existem no mercado”, afirmou o diretor de inovação tecnológica.

Próximos passos 

“Temos a proposta de contribuir com nossa expertise em alguns aspectos ligados à obtenção dos óxidos de nióbio e tântalo minerais para sua aplicação nas células fotovoltaicas, a fim de criar uma célula mais eficiente”, contou João. Segundo ele, as perspectivas são boas porque o projeto está vinculado ao CT Mineral e, ao mesmo tempo, ao centro de pesquisa IFotovoltaica, do Campus Natal-Central do IFRN:. “essa iniciativa faz com que a gente consiga estreitar os laços com a Unicamp e possibilita que possamos desenvolver novas tecnologias voltadas à área promissora de energia solar fotovoltaica”, completou. 

O IFRN, agora, conta com a parceria do CTNano (UFMG), LNES (Unicamp) e IFBA para o desenvolvimento da pesquisa com células fotovoltaicas: Dentre outras contribuições, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) da Instituição está dando suporte para que a pesquisa seja firmada e devidamente formalizada em seus aspectos de sigilo tecnológico e de propriedade intelectual.  

“O maior ganho que podemos ter nessa parceria é que, a partir desse projetos, consigamos desenvolver tecnologia própria de obtenção de novo modelo de célula fotovoltaica e que, aqui no Brasil, a gente possa desenvolver o que ainda não produzimos”, apontou João. “Esperamos poder trazer e patentear essa tecnologia, para, assim, ganharem tanto o IFRN e a Unicamp, como o setor produtivo da área de energias”, concluiu.

 
Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas