Câmpus zona norte

IFRN realiza Seminário de Educação e Cultura Midiática

Evento é gratuito, aberto ao público em geral e acontece dias 20 e 21 de dezembro

Publicada em 12/12/2012 Atualizada há 12 meses

O projeto de extensão 'Educação e Cultura Midiática' do Câmpus Natal-Zona Norte vai realizar, dias 20 e 21 de dezembro, o 'Seminário de Educação Midiática', que tem como tema 'Rádio escola: para, sobre e na mídia'. O evento acontece no próprio câmpus.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Para se inscrever, basta preencher a  ficha de inscrição e enviá-la pessoalmente à Coordenadoria de Extensão do Câmpus Natal-Zona Norte (telefone para informações 4006.9508) ou por email, para o endereço ayres.nogueira@ifrn.edu.br.

20 de dezembro de 2012

18h = credenciamento

19h = abertura do evento

19h30min = palestra “Educação e Cultura Midiática”, com o Prof. Dr. Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade (coordenador da base de pesquisa “Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN)

20h30 = relato de experiência da rádio escolar do IFRN Câmpus Natal Zona Norte, com Kamila Patriota, aluna do 4º. ano do curso de Comércio, integrante do Projeto Educomunicando (2011) e Educação e Cultura Midiática (2012).

21 de dezembro de 2012

13h30 = Oficina: “Rádio escolar: roteirização e locução”

16h = Oficina: “Rádio: sonoplastia e operação”

19h = mesa redonda “Rádio escolar: uma educação para, sobre e na mídia”

- Prof. Dr. Pablo Capistrano (Coordenador do setor de Comunicação Social e Eventos do IFRN – Câmpus Natal Zona Norte)

- Hugo Tavares (poeta, compositor e presidente da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias): “O papel das rádios comunitárias na formação política”.

- Prof. Dr. Ruy Rocha (Departamento de Comunicação Social da UFRN): “O contexto histórico-cultural do rádio no Brasil”.

As inscrições nas oficinas devem ser feitas no ato do credenciamento. Os certificados de participação serão entregues a partir das 20h30 de 21 de dezembro de 2012 aos que participarem de 75% da programação. A carga horária é de 12 horas.

"O objetivo é motivar as escolas localizadas no entorno do Câmpus Zona Norte a desenvolver suas próprias rádios escolares. Nossa ideia também é motivar os demais câmpus do IFRN a implantar projetos parecidos nas suas unidades", explicou o professor de Língua Portuguesa Ayres Nogueira, coordenador do Projeto de Extensão e responsável pelo evento.

Cerca de  10 alunos colaboradores mantêm a programação da rádio, que funciona nos intervalos das aulas, entre eles, Kamila Patriota e Lucas Eduardo Guedes - bolsistas do Projeto de Extensão Educação e Cultura Midiática - e Ingrid Veras, estagiária de Jornalismo na Coordenação de Comunicação do Câmpus. Os alunos Guilherme Fernando de Lima, Ayslan Câmara de Moura e Glaydson Henrique Silva - do Câmpus Zona Norte - também são voluntários do projeto e trabalham hoje no desenvolvimento de uma versão web para a rádio, que deverá estar pronta até o final de janeiro de 2013.

O quê: Seminário de Educação Midiática

Quando: 20 e 21 de dezembro

Onde: Câmpus Natal-Zona Norte (Rua Brusque, 2926, Conj. Santa Catarina, Potengi | Natal-RN)

Inscrições: preencher ficha de inscrição de enviar para o email ayres.nogueira@ifrn.edu.br (ou enviar pessoalmente ao câmpus Zona Norte).