AVALIAÇÃO GLOBAL

IFRN realiza fórum de validação de diretrizes

O fórum aconteceu na Reitoria do instituto entre os dias 29 e 30 de novembro e 3 e 4 de dezembro

Publicada em 07/12/2018 Atualizada há 1 ano

O Fórum de validação de diretrizes aconteceu no auditório da Reitoria do IFRN

Contando com a presença de coordenadores de curso, professores e membros dos Núcleos Centrais Estruturantes (NCE’s), a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN realizou o Fórum de Validação de Diretrizes para o processo de Avaliação Global com cursos Técnicos do Instituto. Dividido em duas etapas, o evento aconteceu entre os dias 29 e 30 de novembro e 3 e 4 de dezembro, no auditório da Reitoria.

Entre os objetivos do encontro, "validar as diretrizes de ofertas que refletem nos projetos pedagógicos. Essas diretrizes têm representações dos NCE’s, onde busca-se corrigir questões com a participação da comunidade, para avaliar como se pode melhorar as ofertas - através da atualização de cursos (ementas e programas), além de trazer novas discussões para serem inseridas no currículo", disse Ticiana Coutinho. “Nós estamos atentos às necessidades institucionais e à legislação que ampara essa avaliação - além de estarmos atentos ao que dizem os normativos e leis regentes. Esse é um caminho para dialogar e juntar essas duas dimensões dentro do processo de validação das diretrizes para oferta”, conta Ticiana, que é diretora pedagógica do IFRN. A diretora também menciona o documento de diretrizes, parte de um dos volumes do Projeto Político Pedagógico (PPP), que está sendo revisado para efetivar eventuais modificações com base nas diretrizes.

A expectativa é finalizar essas diretrizes agora no retorno do semestre letivo de 2019, para que todos os novos projetos estejam já aprovados e implementados no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A previsão para a próxima reunião é em quatro anos (quando se completa o ciclo dos cursos técnicos integrados - que têm maior oferta). “Foi uma discussão qualificada, as pessoas trouxeram as realidades dos campi e questões que têm impacto na sala de aula, no perfil de egresso e nos PPC’s. Acredito que vamos ter excelentes resultados [...] pois o fórum é o espaço mais democrático para se discutir essas questões”, finaliza a diretora.

servidores