IFRN publica Editais de bolsas do CNPq

Os candidatos devem estar matriculados regularmente em cursos da instituição

Publicada em 26/06/2018 Atualizada há 1 ano

Oportunidade é oferecida pela Propi

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN tornou públicos na última quinta-feira (21) os Editais Nº 10, 11, 12 e 13, referentes à concessão de bolsas de pesquisa através dos Programas Interinstitucionais de Bolsas do CNPq. Os três primeiros são para a submissão de projetos de pesquisa e/ou inovação no âmbito da Iniciação Científica (PIBIC; PIBIC-Af, que contempla os candidatos provenientes de ações afirmativas; e o PIBIC-EM, destinado a estudantes do Ensino Médio). Já o último é para bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os trabalhos devem ser submetidos no período de 25 de junho até 09 de julho.

Os PIBICs do CNPq são programas voltados para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do ensino médio e superior. No âmbito das ações afirmativas, tem como missão complementá-las, visando oferecer aos(às) alunos(as) beneficiários(as) dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. Já o PIBITI visa estimular estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Serão concedidas bolsas a discentes indicados(as) à condição de bolsista conforme disponibilidade do CNPq mediante a aprovação das cotas de bolsas. O período de concessão das bolsas é de 11 meses. Para os bolsistas cursando o ensino superior, será concedida uma bolsa por projeto, com mensalidade de R$ 400. No caso dos secundaristas, serão três bolsas por projeto, com remuneração mensal de R$ 100.

Para mais informações, acessar o edital de interesse:

EDITAL Nº 10/2018 – PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq

EDITAL Nº 11/2018 – PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS AÇÕES AFIRMATIVAS – PIBIC-AF/CNPq

EDITAL Nº 12/2018 – PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO – PIBIC-EM/CNPq

EDITAL Nº 13/2018 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI/CNPq