IFPR

Professores de Arte do IFRN debatem sobre ensino da disciplina no país

Evento científico foi realizado no período de 8 a 10 de maio, no Campus Curitiba do IFPR

Publicada em 23/05/2019 Atualizada há 1 ano

“Políticas e percursos para o campo das Artes nos Institutos Federais: articulações e desafios”, foi o tema deste ano.

Com o tema “Políticas e percursos para o campo das Artes nos Institutos Federais: articulações e desafios”, o IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF) foi realizado no período de 8 a 10 de maio no Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. O evento, que teve como objetivo propiciar um espaço de formação e compartilhamento de experiências pedagógicas, ações de extensão e de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos Institutos Federais (IF’s) relacionadas às áreas de conhecimento do ensino de Arte, contou com a participação de 10 professores do IFRN, dois deles compondo a comissão organizadora.

Na ocasião, os docentes apresentaram trabalhos e participaram de debates sobre as políticas e carreiras de docência para a área de Arte na rede dos IF’s. Entre os principais temas, foram abordados: diagnóstico de desafios frente à meta de oferta de todas as linguagens no ensino básico;  panorama sobre a oferta de disciplinas nas áreas artísticas nos campi dos IFs; necessidade de criação de uma entidade representativa da classe e posicionamento frente às políticas e ações do governo federal.

O encontro científico reuniu apresentações de trabalhos, debates e atrações artísticas, além da mostra de experiências exitosas de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidas por docentes atuantes nas áreas de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, advindas de todas as regiões do país. De acordo com Thulho Siqueira, que participou da comissão organizadora do IV ENPAIF, o evento “consolida o esforço da categoria pela construção de uma oferta de educação sensível através da Arte nas diversas regiões do país através de suas práticas na Rede Federal de Educação Tecnológica”.

Ao final do evento, foi criada a Associação Nacional dos Professores de Arte da Rede Federal de Educação Básica e Tecnológica. Artur Albuquerque, eleito representante da região Nordeste para a diretoria provisória, comentou que a criação da Associação se faz necessária para "fortalecer as ações culturais e artísticas, discutir nossas práticas e buscar o diálogo constante com nossas comunidades e gestões dos campi".

extensao