IFRN promove I Encontro de Trabalho com gestores locais do Mulheres Mil

A programação aconteceu nos dias 13 e 14 de maio, na Sala de Atos da Reitoria

Publicada em 16/05/2019 Atualizada há 12 meses

Durante o encontro, estiveram presentes gestores locais dos campi do IFRN. Foto: Thuan Duarte

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), promoveu, nos dias 13 e 14 de maio, o I Encontro de Trabalho com os Gestores locais do Programa Mulheres Mil. A reunião objetivou expandir e consolidar, de forma prática, a metodologia do Programa e, apresentar a economia solidária como uma relação possível para as estudantes que fazem parte da formação, além de socializar as experiências vivenciadas, esclarecer dúvidas de cunho administrativo e revisar o questionário socioeconômico que tem sido aplicado.

Durante o encontro, estiveram presentes gestores locais dos campi Apodi, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, Ipanguaçu, Lajes, Macau, Parnamirim, Pau dos Ferros, Parelhas, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Natal Central, Cidade Alta e Zona Norte. Na ocasião, a assessora de Programas e Convênios da Proex e gestora institucional do Mulheres Mil, Sandra Nóbrega, comentou a importância do Programa para as alunas. “O Mulheres Mil é, de fato, um programa de grande inserção social. A formação dessas alunas, tanto em termo de inclusão quanto de elevação de escolaridade, é de grande alcance”. Sandra declarou ainda que o programa viabiliza formar mulheres, não apenas academicamente, mas no âmbito do empoderamento: “O IFRN está cumprindo parte do seu fazer social com o Programa. Essa é a essência do Mulheres Mil”, disse.

Rita de Cássia, coordenadora do Programa no Campus Santa Cruz do IFRN desde 2012, destacou as experiências como gestora. “O Mulheres Mil me aproximou e me ensinou a compreender a comunidade, foi aonde eu aprendi a transferir tecnologia e conhecimento. Foi através dessa formação que descobri os objetivos da extensão dentro do Instituto e do Programa.” Rita afirmou que, a partir da formação atribuída pelo currículo do Mulheres Mil, obteve a compreensão do entorno feminino: “eu tive a oportunidade de aprender mais sobre às questões da mulher. O currículo proposto nos cursos do Mulheres Mil é o grande diferencial do programa”, concluiu a coordenadora.

O Programa

O Programa está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável - o programa possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

Para saber mais, acesse:

Mulheres Mil