Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Neabi

IFRN promove evento sistêmico com destaque para relações étnico-raciais

Evento acontece nos dias 19 e 20 de setembro

Publicada em 16/09/2019 Atualizada há 1 ano

Evento visa atender uma demanda do Ministério da Educação (MEC) a respeito da educação para as relações étnico-raciais

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, por meio da Coordenação Sistêmica dos Núcleos com funcionamento descentralizado para o Campus Canguaretama do Instituto, promove, nos dias 19 e 20 de setembro, o II Seminário Sistêmico. O evento, que conta com a contribuição e participação dos diversos campi, acontece no auditório do Campus e visa atender uma demanda do Ministério da Educação (MEC) a respeito da educação para as relações étnico-raciais

Do ponto de vista das ações institucionais, o seminário visa fortalecer a implantação dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRN (Neabi); subsidiar a implementação e o desenvolvimento de políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as várias dimensões das relações étnico-raciais nos campi do IFRN e propiciar a formação continuada sobre os estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.

Confira a programação:

Data: 19/9 

Manhã

8h30 - Recepção com café da manhã indígena Local: área de vivência

9h15 - Apresentações Herdeiros de Zumbi (coco de zambê) e Toré Potiguara (Catu dos Eleotérios) - Local: área de vivência

10h - Abertura Local: auditório principal

10h30 - Palestra de abertura – “NEABI UFPB”, Profa. Ma. Mojana Vargas Correia da Silva (UFPB) 

Mediação: Profa. Ma. Giulia Carolina de Melo (IFRN Canguaretama)

Local: auditório principal

Tarde

13h30 – Mesa redonda Cotas raciais e bancas de alterindentificação – Prof. Dr. Gilson José Rodrigues Júnior (IFRN Pau dos Ferros), Profa. M.a Euza Raquel de Sousa (IFRN Mossoró) / Comissão de verificação de autodeclaração étnico racial – IFRN)

Mediação: Profa. Dra. Creusa Ribeiro da Silva Lélis (IFRN Canguaretama).

Local: auditório principal 

15h - Intervalo

15h15 às 15h30 – Apresentação do site do NEABI – IFRN. Prof. Bruno Gomes de Araújo (IFRN Canguaretama) Constituição de Comissão de Trabalho para Revisão do Regimento Interno do Neabi IFRN.

15h45 às 17h15 - Histórias de Baobá: socialização das ações nos campi. Local: Praça da paz entre os povos.

Data: 20/9

8h 30 - Diversidade étnico racial e ações educativas – o exemplo do Seridó Negro - Profa. Dra. Julie Cavignac (DAN/UFRN). O trabalho educativo com o coco de zambê Sérgio Marques Caetano (Pedagogo e liderança quilombola) Mediação: Profa. Dra. Ana Cristina Pereira Lima (IFRN Canguaretama).

Local: auditório principal

9h30 - Intervalo

10h - Povos indígenas do Rio Grande do Norte: mobilização política e resistência - Prof. Dr. José Gledson Vieira (DAN/UFRN). Cacique Luiz Katu (Aldeia Catu dos Eleotérios) Mediação: Meyriane Costa. 

Local: auditório principal 

11h 30 – Encaminhamentos 

12h - Almoço no Restaurante Olho do Katu

 
Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas